Edição Atual

v. 4 (2025): Encontro de Educação Histórica e Diversidade (ISSN:2965-6974)
					Visualizar v. 4 (2025): Encontro de Educação Histórica e Diversidade (ISSN:2965-6974)

APRESENTAÇÃO

O evento reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, tendo como tema central a diversidade, discuti a importância de se conhecer, respeitar e aceitar as pluralidades culturais. A idéia é discutir os elementos da consciência histórica ancorada à luz das teorias de Jörn Rüsen (2001, 2007a, 2007b, 2014), Martins e Schmidt (2011), entendendo que o conhecimento histórico possui sua função social. Por sua vez, a função social da Educação em uma perspectiva histórica compreende a formação cidadã, o respeito à diversidade étnica e a possibilidade de compreensão do universo culturalmente constituído pelo ser humano. Nesses termos, o evento abre um leque de discussões que permitem refletir sobre o papel da Educação Histórica, da Literatura/Linguística, das Ciências Humanas e da Educação/ Pedagogia, para a vida e para a convivência em sociedade, fator importante para superar as formas de preconceito e discriminação, seja no âmbito da multiculturalidade, da educação e da cultura popular.

REFERÊNCIAS

SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba-PR: Editora da UFPR, 2011.
RÜSEN, J. Razão histórica: fundamentos da ciência histórica. Brasília-DF: UNB, 2001.
RÜSEN, J. Reconstrução do passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília-DF: UNB, 2007a.
RÜSEN, J. História Viva. Teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília-DF: UNB, 2007b.
RÜSEN, J. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis–RJ: Vozes, 2014.

REALIZAÇÃO

Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina - Unidade Universitária de Jussara.
Coordenação e Organização do evento: Unidade Universitária de Jussara e Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Formato: Presencial.
Periodicidade: Anual.

LINK DO EVENTO

IV Encontro de Educação Histórica e Diversidade.

Publicado: 2025-11-10
Ver Todas as Edições