Ginástica para Todos e arte: diálogos possíveis na extensão universitária

  • Priscila Lopes Mestre pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo; Doutoranda da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo; Professora adjuntado Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri;coordenadora do projeto de extensão e cultura Grupo de Ginástica de Diamantina; Líder do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas (GEPG); integrante do GYMNUSP.Email: priscalopes@usp.br; Endereço: Rua Imperatriz, 201, Jardim Imperial II, CEP: 39100-000; Diamantina, Minas Gerais, Brasil.
  • Mellina Souza Batista Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Mestranda da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo; membro do GEPG e GYMNUSP.
  • Michele Viviene Carbinatto Doutora pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo; Professora da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo; líder do GYMNUSP.

Resumo

Este texto analisa a produção coreográfica desenvolvida pelo projeto de extensão e cultura denominado Grupo de Ginástica de Diamantina (GGD) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, situada em Diamantina/MG. Vinculado ao Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte, o projeto tem sua proposta de trabalho sistematizada com base na Ginástica Para Todos (GPT), prática corporal ampla e diversificada que promove a criatividade, a liberdade de expressão e o fazer artístico. Dentre seus objetivos, destacamos a produção de coreografias originais e neste estudo, nos debruçamos sobre “Tempo de correr”, coreografia inspirada no desastre ambiental ocorrido na cidade de Mariana/MG, no final de 2015. Desta forma, descrevemos o processo criativo desenvolvido pelos integrantes do GGD na construção de “Tempo de correr” à luz de teorias que circunstanciam o contexto da composição coreográfica. Consideramos que esta experiência reforçou o compromisso do grupo em assumir uma postura crítica e empregar a GPT como um ato de resistência e de posicionamento, respondendo “artisticamente” diante de fatos que nos incomodam.

Referências

AYOUB, E. A Ginástica Geral e Educação Física escolar. Campinas: UNICAMP, 2003.

AYOUB, E.; GRANER, L. Transformando poema em gesto, corda em estrela, conduíte em flor. In, TOLEDO, E.; SILVA, P. C. C. Democratizando o ensino da ginástica: Estudos e exemplos de sua implantação em diferentes contextos sociais. Fontoura: Várzea Paulista, 2013, p. 23-48.

AZEVEDO, E.; PELED, Y. “Artevismo” Alimentar. Contemporânea, v. 5, n. 2 p. 495-520 Jul.–Dez. 2015

BAHU, L. Z.; CARBINATTO, M. V. Extensão universitária e ginástica para todos: contribuições à formação profissional. Revista Conexões. Campinas, SP, vol14,n3, 2016, p.46-70

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002.

BRATIFISCHE, S. A.; CARBINATTO, M. V. Inovação e Criação de materiais: Em busca da originalidade na ginástica para todos. In, MIRANDA, R. C.; EHRENBERG, M. C.; BRATIFISCHE, S. A. Temas emergentes em ginástica para todos. Várzea Paulista: Fontoura, 2016, p. 77-102.

CARBINATTO, M. V.; BORTOLETO, M. A. C. Ginástica para Todos: Princípios para a prática. In, SILVA, J. V. P.; GOLÇANVES-SILVA, L. L.; MOREIRA, W. W. Educação Física e seus diversos olhares. UFMS: Campo Grande, 2016, p. 99-116.

EHRENBERG, M.; MIRANDA,R. Cia Alfa de ginástica geral: para além da extensão universitária. In, MIRANDA, R. C.; EHRENBERG, M. C.; BRATIFISCHE, S. A. Temas emergentes em ginástica para todos. Várzea Paulista: Fontoura, 2016, p. 49-76.

FÁTIMA, C. V.; UGAYA, A. S. Ginástica para todos e pluralidade cultural: movimentos para criar novos pensamentos. In, OLIVEIRA, M. ; TOLEDO, E. Ginástica para Todos: possibilidades de Formação e Intervenção. UEG: Anápolis, 2016, p. 141-154.

FURTADO, L. N. R.; CARBINATTO, M. V. ComposiçãocoreográficanaGinásticaParaTodos. Texto Mímeo, 2017.

KNELLER, G. F. Arte e Ciência da Criatividade. São Paulo: IBRASA,1978.

LEAL, J. H. G. Performance art: criação e reflexão teórico-crítica no contexto universitário. Aletria, Belo Horizonte, v.26, n.1, p. 87-106, 2016.

MARCASSA, L. Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 7, n. 2, jul./ dez., 2004.

NANNI, D. Dança Educação:Princípios, Métodos e Técnicas.Sprint:RiodeJaneiro, 1998

OLIVEIRA, M. ; TOLEDO, E. Ginástica para Todos: possibilidades de Formação e Intervenção. UEG: Anápolis, 2016.

OLIVEIRA, M.; GOMES, L. C. N.; VIEIRA, N. L.; BRAGA, T. T. M. Construindo uma ginástica para todos em Goiás: a proposta do grupo universitário CIGNUS. In: OLIVEIRA, M. ; TOLEDO, E. Ginástica para Todos: possibilidades de Formação e Intervenção. UEG: Anápolis, 2016.

PAOLIELLO, E et al. Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2014.

PAOLIELLO, E. Ginástica Geral: experiências e reflexões. Phorte: São Paulo, 2008.

ROBLE, O. J. Mesa temática: A prática da ginástica: influência da cultura. In: Anais do V Fórum Internacional de Ginástica Geral. UNICAMP, Campinas, SP, 01 a 04 de julho de 2010.

SBORQUIA, S.. Construção coreográfica: o processo criativo e o saber estético. In: PAOLIELLO, E. (Org.). Ginástica Geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.

SILVA, Y. R. Ginástica geral: um processo de construção coreográfica com crianças. In, TOLEDO, E.; SILVA, P. C. C. Democratizando o ensino da ginástica: Estudos e exemplos de sua implantação em diferentes contextos sociais. Fontoura: Várzea Paulista, 2013, p. 97-120.

SOARES, C. L. Notas sobre a educação no corpo. Educar, Curitiba, n. 16, p. 43-60. 2000.

SOARES, C. L.; MADUREIRA, J. R. Educação física, linguagem e arte: possibilidades de um diálogo poético do corpo. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p.75-88, maio/agosto de 2005

SOARES, D. B.; ALMEIDA, T. L.; BORTOLETO, M. A. C. Autonomia, criatividade e o processo de construção coletiva na ginástica para todos. In, MIRANDA, R.de C.; EHRENBERG, M.C.; BRATIFISCHE, S. A. Temas emergentes em ginástica para todos. Várzea Paulista: Fontoura, 2016, págs. 123-152.

TOLEDO, E.; SILVA, P. C. C. Democratizando o ensino da ginástica: Estudos e exemplos de sua implantação em diferentes contextos sociais. Fontoura: Várzea Paulista, 2013.

TOLEDO, E.; TSUKAMOTO, M. H. C.; CARBINATTO, M. V. Fundamentos da Ginástica Para Todos. In: NUNOMURA, M. Fundamentos das ginásticas. 2ª ed. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2016.

UFVJM. Regulamento do Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG. 18 de junho de 2014.

Publicado
2017-12-18
Seção
Trabalhos Completos