A ABORDAGEM COLABORATIVA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Evandro Rosa de Araújo Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Jussara

Palavras-chave:

Abordagem colaborativa, Oralidade, Língua Inglesa, Ensino

Resumo

A presente proposta de pesquisa tem como objeto analisar as conversações e as aulas dos alunos do quinto ao oitavo períodos do curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Jussara. Trata-se de um estudo de caso, que visa observar a razão pela qual os acadêmicos têm finalizado o curso de licenciatura, sem o efetivo domínio da conversação do inglês, idioma que saem habilitados. Os métodos de pesquisa serão: gravação de conversações, questionários, entrevistas, análise do material didático e abordagens utilizadas pelos professores. Depois disso será feita a transcrição fonética dos diálogos, para observar o grau de manejo da pronúncia dos alunos e uma vez confirmada as dificuldades, pretende-se propor o uso da abordagem colaborativa durante dois anos, visando assim testar a sua eficácia no Ensino de Língua Inglesa. Uma vez utilizada a abordagem colaborativa, pretende-se gravar novos diálogos, para assim perceber a suposta evolução no quadro das pronúncias dos acadêmicos. A abordagem colaborativa é amplamente pesquisada no exterior por David Nunan (1992) e no Brasil pelo professor Francisco José Quaresma de Figueiredo (2006), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Dessa forma, o que se busca com este estudo é um possível caminho para o avanço da qualidade da conversação dos futuros professores. Como já foi dito, a pesquisa é um estudo de caso que centra-se em bases bibliográficas: nas teorias de aquisição de segunda língua, na análise das entrevistas com os alunos e professores da instituição, nos documentos gerados a partir dos planejamentos semestrais e diários e, na gravação das aulas que serão ministradas nos anos de 2020 e 2021. Busca-se, ao final de todas as etapas apresentar um possível caminho para a melhoria do ensino de conversação em língua inglesa no contexto da sala de aula da UEG. Alguns dos autores que fundamentam este estudo são: Vygotsky (1979), Nunan (1992), Paiva (1996/2015), Wells (2004), Lima (2009) e Figueiredo (2006), dentre outros.

Biografia do Autor

  • Evandro Rosa de Araújo, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Jussara
    UEG Câmpus Jussara

Publicado

2018-09-03