ANÁLISE DISCURSIVA DO CONTO “O COBRADOR” DE RUBEM FONSECA (1979)

Autores

  • Valéria Gonçalves Borges Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Jussara
  • Evandro Rosa de Araújo Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Jussara

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Conto, Violência

Resumo

Esta pesquisa tem como principal objetivo apresentar fatores relacionados ao discurso e à literatura, discutindo critérios de língua e fala presentes nas obras literárias. Destarte, serão utilizados como suporte teórico autores que discutem acerca das perspectivas literárias, juntamente com o processo comunicativo exposto na mesma. Partindo dessa premissa, o trabalho tem como principal objetivo analisar o processo comunicativo presente no conto “O Cobrador” de Rubem Fonseca (1979), nos seus processos de linguagem e contexto de produção durante os aspectos de violência presente na obra. A mesma discorre sobre a história de um homem ressentido que acredita ser uma vítima da sociedade, que acha que todos lhe devem alguma coisa e que, em busca de vingança, torna-se responsável por vários tipos de violência, ora roubando, ora violentando mulheres, ora comprando armas, ora assassinando pessoas nas ruas. Os fatos vão acontecendo até ele encontrar Ana, por quem se apaixona. Coincidentemente, os dois têm a mesma aversão pelas pessoas ricas, sendo destacada no conto a relação de desigualdade social. Serão analisadas as formas de aplicação do discurso do personagem cobrador presente na narrativa, ressaltando-se as características das fala utilizadas nos momentos de violência, abordando a agressão como o foco principal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa que lançará mão dos métodos de análise presentes na teoria e na análise de discurso. A teoria que norteia a pesquisa é a Análise de Discurso, fundamentada por teóricos como Maingueneau (2006), Delas (1975), Fages (1973), Jakobson (1975), Lucas (1987), Leite (2002), Filho (1990), Gancho (2008), dentre outros. Desse modo, espera-se que a pesquisa alcance os objetivos apresentados como forma de reconhecer a construção dos significados das palavras durante o processo de aplicação discurso.

Biografia do Autor

  • Valéria Gonçalves Borges, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Jussara
    UEG Câmpus Jussara
  • Evandro Rosa de Araújo, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Jussara
    UEG Câmpus Jussara

Publicado

2018-09-03