CRENÇAS E PRÁTICAS EM APRENDER INGLÊS: A UNIVERSIDADE VAI ATÉ A ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Mirian Pacheco dos Santos Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Jussara
  • Fernanda Rocha Bomfim Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Jussara

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Extensão, Habilidades

Resumo

Este trabalho mostrará os resultados obtidos por meio do Projeto de Extensão denominado: CRENÇAS E PRÁTICAS EM APRENDER INGLÊS: a universidade vai até a escola pública. Diante das reais dificuldades encontradas em parte dos discentes graduandos do curso de Letras Português/Inglês, idealizamos o projeto de extensão que ofereceu aulas de reforço e oficinas de língua inglesa e englobou o estudo das quatro habilidades fundamentais para aquisição de qualquer língua: listening, speaking, reading e writing além dos aspectos gramaticais, leitura, interpretação, escrita e pronúncia desta língua estrangeira. Foi ofertado aulas/oficinas de inglês uma veze por semana, com carga horária semanal de 1 hora e 30 minutos. Tivemos como objetivo sanar parcialmente as dificuldades históricas do ensino da língua inglesa em uma escola pública de ensino fundamental II do município de Jussara. O público alvo inicialmente era a própria comunidade acadêmica, bem como os alunos da escola pública. Os graduandos dos cursos de Licenciatura em Letras, da UEG Câmpus Jussara ministraram as aulas e foram supervisionados pela coordenação de curso de licenciatura em Letra Português/Inglês. Os acadêmicos do 1o ao 4o período do curso passaram por capacitações e preparo adequados para a docência e domínio da língua inglesa. O Projeto foi embasado nas teorias de BAKHTIN (1992), BARCELOS (2006), FIGUEIREDO (2003) e demais autores que abordam esse tema. As aulas foram ministradas em salas de aula da escola pública, de forma gratuita no intuito de se democratizar o ensino da língua e trazer igualdade de oportunidade para os futuros profissionais que se lançarão no mercado de trabalho além do exercício pleno da cidadania.

Biografia do Autor

  • Mirian Pacheco dos Santos, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Jussara
    UEG Câmpus Jussara
  • Fernanda Rocha Bomfim, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Jussara
    UEG Câmpus Jussara

Publicado

2018-09-03