INTERSEMIOSE, ADAPTAÇÃO E ALEGORIA EM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA E BLINDNESS
Palavras-chave:
Literatura, Cinema, AdaptaçãoResumo
Esta pesquisa objetiva discorrer a respeito da relação entre a literatura e sua representação cinematográfica com ênfase nos elementos utilizados na adaptação, na construção das personagens e nos significados alegóricos construídos na narrativa. Para tanto, a obra analisada é Ensaio sobre a cegueira (1995), do escritor português José Saramago, e sua adaptação cinematográfica com o título em inglês Blindness (2008), filme dirigido por Fernando Meirelles. O romance descreve uma súbita e incompreensível epidemia de cegueira branca que assola a população de um centro urbano, sendo que, apenas uma única mulher não é contaminada, e toma para si o papel de cuidadora dos acometidos pela cegueira. As personagens não são nomeadas, estabelecendo, portanto, uma relação de igualdade independente de sua posição social, assim ao constatar-se a pandemia, o médico, o ladrão, a prostituta, o garoto, e todos os demais passam dividir o mesmo espaço. Esse fato eleva a obra a um caráter reflexivo, visto que essas características fazem com que transcenda o status de história. A representação cinematográfica elucida a crítica social implícita na narrativa, considerando que a cegueira exposta pelo autor nos leva a uma reflexão acerca dos rótulos impostos, e principalmente da inversão de valores, e a fragilidade das crenças que permeiam a sociedade moderna. A fim de alicerçar-se em teorias coerentes, que vão ao encontro da temática proposta, têm-se como arcabouço teórico os estudos de Amorim (2005), Andrew (2002) , Brasil (1964) dentre outros estudiosos. Portanto, espera- se que esta pesquisa contribua com seus futuros leitores, auxiliando-os em momentos de estudo e reflexão, principalmente no que tange às comparações cinematográficas com a literatura.