O HORROR NA CONTEMPORANEIDADE: H.P. Lovecraft e sua influência na cultura midiática
Palavras-chave:
H. P. Lovecraft, Mídia, HorrorResumo
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a influência do escritor americano Howard Phillips Lovecraft na mídia, focando especialmente no cinema, espaço que rendeu algumas adaptações baseadas em suas obras, além outras produções que foram influenciadas pelas criações do autor. Serão mostrados alguns aspectos da vida e obra de Lovecraft, destacando as características presentes em suas obras que fizeram com que o autor criasse um gênero próprio, chamado de horror “lovecraftiano” ou horror cósmico, uma mistura de ficção científica, fantasia e horror. H. P. Lovecraft, em seu ensaio sobre o horror sobrenatural em literatura diz que escreve weird fiction, traduzido como “ficção estranha” ou “ficção bizarra”, termo que remete a essa mistura de gêneros que dão aos seus textos uma característica pessoal. Sua escrita influenciou e ainda influencia diversos escritores de horror, fantasia e gêneros afins, dentre os quais podem-se destacar Stephen King, George R. R. Martin, Neil Gaiman, entre tantos outros. Além disso, Lovecraft já foi mencionado em vários filmes e seriados, além de ser fonte de inspiração para músicas, jogos de videogames, histórias em quadrinhos e também no cinema, neste podem ser destacadas algumas produções de baixo orçamento, como The call of Cthulhu (2005), baseado na obra de mesmo nome e A hora dos mortos-vivos (1985), baseado no conto Herbert West – Reanimator. Além destas adaptações, filmes como Alien – O 8° passageiro e O enigma de outro mundo foram influenciados por Lovecraft. Observa-se assim que a obra do escritor carrega aspectos que chamam a atenção do leitor e o faz refletir sobre a sua condição humana, como por exemplo a inferioridade do ser humano dentro de um universo tão vasto. Tal fato mostra o porquê da popularidade do autor em diversas produções já feitas. Enquanto pressupostos teóricos foram usados autores como Filho (2017), Garcia (2016), Lovecraft (2005), entre outros.