A PEÇA TEATRAL COMO PROMOTORA DA ALTERIDADE

Autores

  • Guilherme Rodrigues Viana UEG
  • Analice de Sousa Gomes UEG

Palavras-chave:

Alteridade, Gedrac, Representatividade

Resumo

A preocupação em compreender as esferas teóricas e práticas do estudo do drama contemporâneo permitiu a criação do Grupo de estudos do drama contemporâneo (GEDRAC). Através desse grupo é possível perceber o desenvolvimento de ações que permitem a alteridade que, as chamadas peças teatrais, podem viabilizar ao público desse projeto de extensão, realizado por docentes e acadêmicos da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Jussara. Nesse sentido, entende-se que o Gedrac faz uso de adaptações literárias para reinventar a ação dramática. Na contemporaneidade o teatro tem se reinventado cada vez mais dentro de uma ação que é, paralelamente, artística e social, mostrando que os grupos teatrais têm sido responsáveis por interessantes transformações no quadro de representatividade dos grupos marginalizados. Esses caminhos perpassados pela ação dramática possibilitam noções de alteridade, empatia e reflexão do público com as camadas sociais menos favorecidas. Esta pesquisa discorre, portanto, os conceitos de arte e cultura, tratando a alteridade como forma de visibilidade a relação do indivíduo com o outro e consigo mesmo. O estudo propõe pensar a representação da peça teatral, com foco no Gedrac, como forma de condicionamento nas relações interpessoais. Para tanto utilizaremos os estudos de autores renomados como Fischer (1987) Hall (2005) e Bakhtin (1981).

Publicado

2019-03-01