FERNANDO DE AZEVEDO E O SENTIDO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Mariana da Silva Pádua Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Jussara
  • Wilson de Sousa Gomes Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Jussara

Palavras-chave:

Fernando de Azevedo, Pesquisa, Educação

Resumo

Esse texto é resultado de uma pesquisa que interpretou a obra: “A Cultura Brasileira” do intelectual Fernando de Azevedo. Centrando a interpretação na Terceira Parte da obra, intitulada: “A Transmissão da Cultura”, abordamos os aspectos do território brasileiro, o ensino jesuíta e a formação das instituições de educação no país. Envolvendo aspectos e abordagens disciplinares do meio educacional, como método moderno. Em um longo período de estudo, tivemos o objetivo de compreender e discutir o sentido, o conceito de educação, sua ação e valorização vinculada ao sentido desenvolvido pelo autor. Pautados em uma metodologia que tinha a análise bibliográfica como suporte, realizamos leituras, reuniões, discussões e apresentações em seminários. O esforço teve como meta, compreender o Autor, a obra, o texto e o contexto. É uma ação que possibilitou maior qualificação profissional e enriquecimento de conhecimentos em educação e cultura brasileira. Assim, reconhecendo a importância do trabalho cientifico, através do autor. Pesquisar Fernando de Azevedo é lidar com um pensador que tem responsabilidade intelectual e gosto pelas coisas do espírito, o que nos proporcionou formação de personalidade e consciência crítica. Podendo reconhecer e levanta métodos e abordagens em meio as pesquisas, embora aperfeiçoando melhor as análises e revelações de Fernando de Azevedo, sobre a educação e seus pontos positivos e negativos em relação a educação e o território brasileiro.

Publicado

2019-03-01