LITERATURA, HISTORICIDADE E OS REFLEXOS SOCIAIS DESCRITOS NO CONTO "CANÁRIO, BROCA, VALSINHA", DE DALTON TREVISAN

Autores

  • João Vitor Alves Lima UEG – Câmpus Jussara

Palavras-chave:

Análise, Narrativa, Conto, Dalton Trevisan, Contexto histórico, Enredo

Resumo

O trabalho tem o objetivo de problematizar e contextualizar o conto "Canário, Broca, Valsinha", presente na obra "Desastres do amor", publicada pela primeira vez no ano de 1979, por Dalton Trevisan. A pesquisa busca analisar o diálogo com as proposições adotadas pelo autor para estabelecer relações de contexto e enredo. A atividade visa entender o conto, desvendando possíveis diálogos com a conjuntura de sua publicação. São estudadas também as questões referentes às apropriações do contexto histórico-social presente na obra e a temática do cenário dos anos rebeldes – anos 60 – característica que se faz presente durante toda a narrativa de Trevisan sob seus protagonistas – João e Joana -, levando em consideração o cotidiano e a forma com a qual um se relaciona com o outro. Analisa-se também as relações estabelecidas entre contexto histórico e enredo, buscando compreender e objetivar as características histórico-sociais e seus reflexos na escrita e no desenvolvimento do enredo sob a perspectiva/visão dos anos 60. A análise aqui descrita será constituída a partir de um levantamento bibliográfico, buscando objetivar os elementos que compõe a narrativa literária, levando em consideração, o período histórico da obra e seus reflexos na escrita de Trevisan. Busca-se no final da pesquisa produzir um artigo que abordará essa temática. Serão utilizados teóricos da teoria e crítica literária como: Moisés (1998), Gancho (2000), Leite (1998), Brait (2000), entre outros.

Publicado

2019-03-02