Inter-relação entre a História, Política e Religião como sinônimo de Poder, influências significativas na Educação Básica-ensino médio
Resumo
O estudo a seguir tem como objetivo refletir sobre a inter-relação entre história, a política e religião como sinônimo de poder, influências significativas na educação do ensino médio. Tais reflexões fazem-se necessárias objetivando a formação de cidadãos conscientes e participativos no meio social o qual estão inseridos. Neste sentido, o estudo abordará sobre os temas política, religião como sinônimo de poder transmitidos nos conteúdos da disciplina de história, destacando as principais questões levantadas que permeiam a formação discente. Compreender a perspectiva dos temas proporcionará reflexões valiosas sobre como diferentes concepções moldam a interpretação histórica da sociedade no que tange a política e religião. A metodologia utilizada envolveu estudos através de bibliografias das obras de autores que versam sobre a temática, seguindo leituras interpretativas. O estudo enfatiza para a importância de maiores estudos e pesquisa, observando como as sociedades constroem suas narrativas sobre determinados fatos e como o entendimento das questões de religião e política no campo educacional varia ao longo das épocas. Assim, ambos os temas, religião e política, sempre estiveram no bojo do sistema educacional, muitas vezes se revelando com evidências de poder, através das políticas públicas, moldando e influenciando nas interpretações, em tomada de decisões junto a administração e trabalhos pedagógicos das unidades escolares. Por conseguinte, especificamente no tocante a religião, está dentro do currículo da educação exerceu e exerce influência significativa no agir docente nas transmissões dos conhecimentos. Nesse viés, o pensar sobre política e religião e suas interfaces que se relacionam com o poder, se ativeram, neste trabalho, baseado em reflexões no campo da história dentro da educação básica. Tais temas nos convidam a pensar sobre a gestão e trabalhos pedagógicos desenvolvidos dentro das instituições, estes com fim de proporcionar uma educação qualitativa desprovida de ideologias político-partidárias e/ou religiosas, mas sim, voltados na formação da consciência crítica do cidadão.
Palavras-chave: Políticas Públicas, História e Religião, Religião e Poder, Educação Básica, Política e Poder.