Alfabetização em Goiás (2014 a 2024): análise das relações de poder nas políticas educacionais sob uma perspectiva decolonial

Autores

  • Alessandra de Azevedo Pereira Borel UEG

Resumo

O presente estudo propõe uma análise decolonial das relações de poder presentes nas políticas educacionais relacionadas à alfabetização no Estado de Goiás entre os anos de 2014 a 2024. A relevância da pesquisa se deve ao fato de que a Alfabetização ocupa papel fundamental na história da educação, tendo relação direta na formação de cidadãos críticos e atuantes, sendo destaque por sua complexidade e pelo impacto direto na vida social, portanto a alfabetização apresenta-se como o objeto de estudo dessa pesquisa. Partindo de uma abordagem qualitativa, a pesquisa busca analisar através de um olhar decolonial, os impactos causados pelas relações de poder intrínsecas na alfabetização, por meio das políticas educacionais, levando em consideração o período informado, identificando e propondo alternativas que possam fortalecer, tanto o processo de alfabetização, quanto as metodologias de maneira que estas sejam capazes de ressignificar as práticas educativas e de promover um modelo educacional mais inclusivo e igualitário. Os resultados esperados incluem reflexões críticas sobre o contexto educacional goiano e propostas que contribuam para fortalecer a alfabetização de forma culturalmente relevante e socialmente justa.

 

Palavras-chave: Alfabetização em Goiás, Relações de Poder e Decolonial.

Biografia do Autor

  • Alessandra de Azevedo Pereira Borel , UEG

    Licenciatura em Pedagogia; pós-graduação em Orientação Educacional e Neuropsicopedagogia; mestranda em História pela Universidade Estadual de Goiás – Morrinhos.

Downloads

Publicado

2025-02-20