AULA DE LÍNGUAS COMO ESPAÇO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL

Autores

  • Dllubia SANTCLAIR Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Porangatu

Resumo

Partindo do pressuposto de que uma abordagem intercultural pode contribuir com uma formação completa do professor de línguas, haja vista que essa abordagem deve priorizar um currículo multicultural e crítico, que possibilite a re/des/construção das identidades pessoal e social dos aprendizes, no processo de desenvolvimento integrado de habilidades linguísticas, quais sejam: produção e compreensão oral e escrita, assim como para a construção de uma crítica transformadora (PENNYCOOK, 2001) propomos apresentar a relevância de favorecer o desenvolvimento do Letramento Intercultural (BYRAN, 1997; COLBERT, 2003; FIGUEREDO, 2007) nas licenciaturas em Letras, para contemplar uma formação de professores de línguas que sejam críticos, também sob o ponto de vista da relação entre língua e cultura (RISAGER, 2006). Refletiremos teoricamente sobre o conceito de aprendiz intercultural, a partir de uma perspectiva de língua como prática social (BAKHTIN, 2011), atrelada ao favorecimento das tecnologias para fomentar as discussões interculturais em sala de aula.

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Publicado

2017-05-05