O LETRAMENTO MULTISSEMIÓTICO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Anderson Chaves BRITO Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Porangatu
  • Lorenna Oliveira RATES

Resumo

Em decorrência da série de evoluções tecnológicas na atualidade, nessa apresentação pretendemos discutir as exigências contemporâneas em relação às novas maneiras de ler e escrever textos, o que nos leva a refletir sobre a relevância da multissemiose para o processo de ensino-aprendizagem, com foco no ensino de língua estrangeira. A aula de inglês se constitui um ambiente rico para o desenvolvimento dos letramentos múltiplos, institucionais e cotidianos, valorizados e não valorizados. Objetivamos analisar algumas atividades utilizadas atualmente no ensino de línguas e entender a potencialidade desses
textos multissemióticos no aprendizado dos alunos. Embasamos nas reflexões de alguns teóricos que se interessam pelo tema, a saber, Rojo (2009), Moran (2007), Abrahão (2001), Leffa (2001), Dionísio (2008) e Braga (2013). Trata-se de uma pesquisa qualitativa (LAKATOS, 2010), com trabalho de campo desenvolvido em uma escola pública estadual na cidade de Porangatu, Goiás, cujos participantes são alunos do ensino Médio. Os resultados parciais apresentam que o uso de textos multissemióticos traz para a sala de
aula aspectos do cotidiano dos alunos, o que possibilita uma capacidade maior de associação dos conhecimentos prévios e interpretação textual, sejam textos escrito, oral ou imagético. Portanto, acreditamos que o tema, mesmo com o olhar para o inglês, possa contribuir com os estudos na área de Licenciatura de uma maneira geral, por sua amplitude no que tange às formas de interpretar e ler textos.

Downloads

Publicado

2017-05-05