CONTRIBUIÇÕES DO INGLÊS INSTRUMENTAL PARA A LEITURA NO CURSO DO 1º ANO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Autores

  • Jaqueline Gomes da SILVA Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Porangatu
  • Katrine Oliveira PAIVA
  • Gersion Rodriques MARQUES

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma pesquisa documental através de questionários, a fim de investigar a aplicabilidade da disciplina de inglês instrumental no curso de sistema de informação, uma vez que tal disciplina contribui para a compreensão e leitura de textos em inglês, na área da informação e tecnologias, através de estratégias de leitura que identificam os tópicos e as ideias principais do texto. Pauta-se em autores como Hutchinson e Waters (1995), que falam como o inglês instrumental se tornou relevante na tecnologia e no comércio, surgindo novos aprendizes que compreendiam a necessidade de se aprender uma nova língua. Vygotsky (2001) fala da interação que os alunos têm com o professor e a matéria, e a relação com a vontade de aprender e entender o que lhes são propostos; Nardi (2005) falando sobre a responsabilidade do professor em descobrir as necessidades que os alunos carecem para o aprendizado da língua, não focando somente em vocabulários específicos da área atuante. Kleiman (1999) fala do papel da leitura de maneira diferente, abordando-a como jogo de adivinhação onde o leitor se esforça no processo de elaborar hipóteses à medida que vai lendo. Assim podemos citar algumas estratégias de leitura como o Skimming, scanning, observação de pistas não verbais como: gráficos, tabelas, figuras, etc., que são relevantes para o entendimento efetivo de textos. Ademais, a pesquisa tem o objetivo de aprofundar e compreender até que ponto a disciplina de inglês instrumental oferece subsídios para a leitura e compreensão de textos em inglês. 

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Publicado

2017-05-05