POESIA E FORMAÇÃO DE LEITORES
Resumo
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa em desenvolvimento na qual busca-se discutir questões basilares a respeito da relevância da literatura, em específico a poesia, na formação de leitores em seus diversos níveis. Para iniciar esse itinerário devemos reconhecer a literatura como direito universal a todos os seres humanos. Mas como posso reconhecer algo que esteja na seara dos direitos humanos? Para conceituá-lo devemos ter como pressuposto, a ideia de que o que consideramos indispensável para nós também o é para o próximo. Ainda assim, apesar do grande número de pessoas pesquisando acerca de temas relacionados à literatura, poucas delas centralizam suas pesquisas a importância de um determinado gênero e sua relevância na formação de leitores. Não obstante a isso, é recorrente entre os educadores a ideia de que o ato de ler é fundamental para a formação de um adulto independente, criativo e portador das habilidades necessárias para domínio do idioma. Também é cediço que a mediação entre o aluno e o livro, sendo ele de qualquer formato, deve ser promovida tanto pelos pais/familiares, quanto pela instituição escolar. Todavia, apesar de todos os esforços, o encontro entre o leitor e o livro ainda é marcado por vários tropeços e muitas vezes nem chega a acontecer plenamente. Quando o assunto é a poesia, a situação é ainda mais grave. Crianças pequenas gostam de poemas, mas na medida em que crescem dele vão se afastando cada vez mais. Através de uma leitura reflexiva, será promovida uma pesquisa qualitativa, por meio de estudos bibliográficos como: “Olhar o poema: teoria e prática do letramento poético” da organização de Débora Cristina Santos e Silva, Goiandira Ortiz de Camargo e Maria Severina Batista Guimarães (2012); “Olhares críticos sobre a literatura na prática docente” do também organizador, João Batista Cardoso (2012) e a obra “Literatura infantil brasileira: história & histórias” das autoras Marisa Lajolo
e Regina Zilberman (1984). Acredita-se que a poesia contribua com a melhor percepção do indivíduo sobre o ser e o estar, indo ao encontro com o mundo exterior, mas para que isso aconteça é imprescindível a participação do mediador, sejam os pais, os professores e até mesmo algum amigo. O importante é promover esse encontro de forma prazerosa e sem as cobranças de fichas literárias e apresentação de resultados técnicos que geralmente permeiam essa relação. O encontro entre o leitor e a poesia deve acontecer
sem subterfúgios e sem as amarras que costumam cercar o mundo dos estudos literários, em especial com os iniciantes.