ARTE, CULTURA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONTADORES DE HISTÓRIAS E UEG ENCENA

Autores

  • Angislaine do Prado e SILVA
  • Nely Abadia da SILVA

Resumo

Acredita-se que a elaboração e execução de trabalhos que versem arte, técnicas e metodologias para contar e expressar literatura, como é o objetivo dos Projetos de Extensão – “UEG ENCENA” e “CONTADORES DE HISTÓRIAS”- proporcionam ampliação de conhecimentos aos acadêmicos de licenciatura, em especial no que se refere ao uso adequado de metodologias e práticas de ensino. Pois, tanto as atividades de encenações quanto as de contação de histórias são significativos recursos na promoção da disciplina, interação, enriquecimento, resgate cultural, respeito, valorização pessoal e sócio-cultural, bem como lazer aos alunos das escolas parceiras neste processo de extensão universitária. Visto que a expectativa da constituição verbal de um texto literário infantil ou adulto pressupõe uma infinidade de valores a serem adequados, pois o ser, ouvinte, acaba por nomear ações intrínsecas ao seu pensamento para alcançar o entendimento lexical e semântico destas ações. Neste contexto, os projetos procuram refletir quanto à necessidade de trazer para o campo educacional a noção de teatralidade, arte e técnicas de narrar, quebrando a resistência que leva à despolitização humana. O desenvolvimento dos trabalhos realizados nestes projetos tendem a colaborar com o processo de formação acadêmica em licenciaturas. Aprendizagem esta que se dá
através de estudos teóricos e execução prática de ações com metodologias de narrar e encenar. Os referidos Projetos de Extensão procuram, em todas as suas etapas, fomentar o estudo de textos de vários gêneros literários, bem como a discussão sobre arte em geral e os recursos adequados à abordagem do conhecimento. Assim, os envolvidos na execução destes trabalhos estarão em contato direto com a arte e os estudos, por sua vez, constituirão importante experiência para dedicação à pesquisas futuras, bem como para um desempenho significativo no exercício da prática docente.

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Publicado

2017-05-05