A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO LÓGICOMATEMÁTICO PARA CRIANÇAS DO MATERNAL II

Autores

  • Rose Mary Érica Gian Carla Peraza Meira de Oliveira
  • Fernanda Roberto das Dores Meira
  • Maria Geralda Santos

Resumo

O presente projeto busca analisar o processo de aprendizagem de Matemática na Educação Infantil por meio de jogos e brincadeiras, objetivando o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento independente, da criatividade e da capacidade de resolver problemas, proporcionando uma aprendizagem prazerosa e significativa. O estudo é uma intervenção pedagógica aplicada na sala do maternal II, no CEMEI Santa Clara, sendo realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica nas obras dos autores como, Craidy & Karcher, Santos, PCN, RCNEI entre outros, de forma a perceber a importância dos jogos e brincadeiras como um estímulo para trabalhar a matemática no maternal II, considerando o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem. O aprendizado da matemática tem como objetivo levar o aluno a pensar e compreender esta disciplina, como ela está inserida no cotidiano das pessoas. Aprender brincando é a maneira mais segura, atualizada e prazerosa de adquirir novos conhecimentos que as desafie a pensar sobre fatos, situações e problemas a serem resolvidos.

Edição

Seção

Resumo Expandido