REPRESENTAÇÕES DO MENINO JESUS- AS ESCULTURAS GOIANAS DO SÉCULO XIX: VEIGA VALLE, VEIGA JARDIM E ANTÔNIO DE SÁ

Autores

  • Raquel de Souza Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/F.H.

Resumo

Este artigo discorre sobre a origem do culto ao Menino Jesus, ou Divino Infante e como tiveram origem suas primeiras imagens em escultura. Tornada objeto de veneração na Europa e América surgiram representações de várias tipologias. O menino Jesus também foi apresentado como atributo iconográfico de diversos santos. Comparamos a estética e estilística entre as que foram esculpidas na Europa e aquelas que foram produzidas no Brasil, em especial as imagens de três santeiros goianos do século XIX, Veiga Valle, Veiga Jardim, e Antônio José de Sá. A possibilidade de nos orientar não somente pela bibliografia como pela iconografia é um caminho aberto pela História Cultural e no campo da História da Arte é uma retomada em se estudar as esculturas que surgiram na Europa e que deixaram na América uma herança que, com as particularidades de cada artista, valorizaram a arte que ainda têm valor devocional, artístico e cultural.

Biografia do Autor

  • Raquel de Souza Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/F.H.
    Mestranda em História. Linha de pesquisa: Fronteira, Interculturalidade e Ensino de História. P.P.G.H/F.H da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

ST5: O profissional de História e suas escolhas teóricos metodológicas: a pesquisa em História Cultural.