REPRESENTAÇÕES DO MENINO JESUS- AS ESCULTURAS GOIANAS DO SÉCULO XIX: VEIGA VALLE, VEIGA JARDIM E ANTÔNIO DE SÁ
Resumo
Este artigo discorre sobre a origem do culto ao Menino Jesus, ou Divino Infante e como tiveram origem suas primeiras imagens em escultura. Tornada objeto de veneração na Europa e América surgiram representações de várias tipologias. O menino Jesus também foi apresentado como atributo iconográfico de diversos santos. Comparamos a estética e estilística entre as que foram esculpidas na Europa e aquelas que foram produzidas no Brasil, em especial as imagens de três santeiros goianos do século XIX, Veiga Valle, Veiga Jardim, e Antônio José de Sá. A possibilidade de nos orientar não somente pela bibliografia como pela iconografia é um caminho aberto pela História Cultural e no campo da História da Arte é uma retomada em se estudar as esculturas que surgiram na Europa e que deixaram na América uma herança que, com as particularidades de cada artista, valorizaram a arte que ainda têm valor devocional, artístico e cultural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).