A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO GOIANA SEGUNDO ZOROASTRO ARTIAGA

Autores

  • Enderson Medeiros

Resumo

Escrever história enquanto argumento para explicar a sociedade goiana, foi uma das finalidades que Zoroastro Artiaga percorreu durante toda sua obra de vínculo nesta temática. O objetivo desta reflexão parte deste princípio para elaborar um exercício exploratório sobre as formulações de pensar e articular a história que Zoroastro Artiaga utilizou para escrever seu esboço intitulado: ‘Historia da Educação’ incluído como capítulo no seu livro ‘História de Goiás’ publicado em 1961. O foco é refletir o autor no seu contexto de escrita, enquanto fonte e objeto de uma narrativa de história da educação em Goiás que percorre um período de 100 (cem) anos.  Os procedimentos metodológicos que envolvem esta exploração destacam sua formação no intuito de responder quem foi Zoroastro Artiaga, como articulou sua escrita de história, quais os argumentos que foram utilizados para escrever uma história da educação em Goiás e o porquê de escrevê-la. Para tanto, conceitos como visão de mundo, representação, nacionalismo, identidade nacional entre outros serão empregados como recursos de reflexão que permitirá integrar as diferentes partes de sua obra na construção de sua narrativa da história da educação em Goiás. A discussão neste âmbito procura desenvolver os aspectos associados ao esforço de sistematizar uma história da educação goiana, que esta contextualizada por dados e informações de um tempo, e uma forma de pensar a história. 

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

ST12: História da Educação Brasileira: pesquisas, fontes e produções