A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO GOIANA SEGUNDO ZOROASTRO ARTIAGA
Resumo
Escrever história enquanto argumento para explicar a sociedade goiana, foi uma das finalidades que Zoroastro Artiaga percorreu durante toda sua obra de vínculo nesta temática. O objetivo desta reflexão parte deste princípio para elaborar um exercício exploratório sobre as formulações de pensar e articular a história que Zoroastro Artiaga utilizou para escrever seu esboço intitulado: ‘Historia da Educação’ incluído como capítulo no seu livro ‘História de Goiás’ publicado em 1961. O foco é refletir o autor no seu contexto de escrita, enquanto fonte e objeto de uma narrativa de história da educação em Goiás que percorre um período de 100 (cem) anos. Os procedimentos metodológicos que envolvem esta exploração destacam sua formação no intuito de responder quem foi Zoroastro Artiaga, como articulou sua escrita de história, quais os argumentos que foram utilizados para escrever uma história da educação em Goiás e o porquê de escrevê-la. Para tanto, conceitos como visão de mundo, representação, nacionalismo, identidade nacional entre outros serão empregados como recursos de reflexão que permitirá integrar as diferentes partes de sua obra na construção de sua narrativa da história da educação em Goiás. A discussão neste âmbito procura desenvolver os aspectos associados ao esforço de sistematizar uma história da educação goiana, que esta contextualizada por dados e informações de um tempo, e uma forma de pensar a história.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).