A PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE CADERNO TEMÁTICO SOBRE AS MULHERES NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Juliana Kummer Perinazzo Ferreira
  • Lilian Marta Grisolio Universidade Federal de Goiás

Resumo

Esta pesquisa em andamento no Mestrado em História da UFG de Catalão, parte das reflexões  ligadas aos estudos sobre gênero e representação da mulher. Nas últimas décadas, a mulher tem conquistado um espaço mais atuante na sociedade. No entanto, através de pesquisas preliminares constata-se uma ausência e silenciamento das questões da mulher nos livros didáticos de História. Entendemos como fundamental fomentar o debate que vise à valorização das questões do feminino, considerando a vital importância das mulheres como parte essencial da nossa História.  Entende-se aqui a escola, pela sua importância e função social, um local privilegiado para esse debate. Dessa forma, esta pesquisa busca refletir sobre as relações de poder e a representação do feminino nos livros didáticos e propõe um trabalho de intervenção histórico pedagógica em sala de aula através da produção de um caderno temático. Alguns referenciais teóricos foram fundamentais para o desenvolvimento desta pesquisa, como a obra de Rüsen, História Viva (2007) , parte de uma perspectiva de que a história é uma ciência que produz um conhecimento multiperspectivado, sendo ela então, essa ciência, será capaz, através da instrumentalização dos professores a desenvolver uma consciência mais  igualitária. A disciplina de história deve estar relacionada com a vida prática. Também nesta perspectiva, Isabel Barca em seu artigo “Educação Histórica: uma nova área de investigação”, afirma que o docente é pesquisador da sua própria prática e  ao mesmo tempo inicia seus alunos nos procedimentos de pesquisa. Essa é formação para uma educação histórica. O objeto desta pesquisa centra-se na busca da instrumentalização do docente na questão da representação do feminino na História.

Palavras-chave:  Gênero, Livros didáticos e História

Biografia do Autor

  • Juliana Kummer Perinazzo Ferreira
    Mestranda em História na UFg- Catalão, professora das redes municipal e estadual de Caldas Novas.

Downloads

Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

ST2: História, Literatura, Cinema e Gênero