A REFORMA EDUCACIONAL E O “MOBILIZAÇÃO DOS PROFESSORES DE GOIÁS”: LIMITES E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA POLÍTICA NA ERA DO FACEBOOK (2011-2014)

Autores

  • Gabriel de Araujo Oliveira

Resumo

A presente pesquisa pretende abordar as formas de organização e de atuação política dos professores da rede pública do Estado de Goiás a partir da reforma educacional iniciada no final de 2011. Buscamos compreender como se traçaram as relações entre os trabalhadores, o sindicato e o governo. O que levou um grupo de professores a procurar novas maneiras de organizar a luta política no Estado, tentando atuar autonomamente ao sindicato e almejando a uma atuação livre dos partidos políticos? O grupo “Mobilização dos Professores de Goiás” consiste no objeto central deste trabalho de pesquisa que procura refletir acerca da criação deste grupo de professores que tentaram se organizar e atuaram de maneira ativa durante o movimento paredista da classe em 2012. Entendendo classe não como uma “categoria” ou mera estrutura, e sim como um processo histórico dinâmico e fluído, pretende-se apreender de que formas os variados interesses se relacionam na conflituosa trama social. Em busca de análises sobre as novas possibilidades e condicionamentos da atuação política na educação da contemporaneidade se faz necessário a utilização de fontes diversas, desde as clássicas como os periódicos de jornal e decretos do governo até as narrativas orais e, principalmente, os confrontos travados nas redes sociais. A rede social Mobilização dos Professores de Goiás foi criada para levantar a luta em favor da educação e acabou por se concretizar em um importante meio aglutinador alavancando (ou entravando), fortalecendo (ou fragmentando) os interesses comuns dos trabalhadores em Educação de Goiás e oferecendo um campo profícuo de embate político. Como os professores e as instituições formais de poder (governo e sindicato) se utilizaram desse novo meio na configuração da luta de classes, e como esses embates virtuais se solidificaram na realidade são as principais perguntas levantadas por esse trabalho.

Biografia do Autor

  • Gabriel de Araujo Oliveira

    Graduado em História pela Universidade Federal de Uberlândia, pós graduação em História Cultural pela Universidade Federal de Goiás, e aluno do mestrado em História da mesma.

     

Downloads

Publicado

2017-02-08