POESIA MOÇABICANA E A ESCRITA HISTÓRICA
Resumo
As literaturas africanas desempenharam um papel muito importante como foco de resistência na luta anticolonial e pela independência. Foram protagonistas de uma guerra que foi também ideológica, seu compromisso para além da arte era criar um sentido histórico para as sociedades submetidas a violência do colonizador. Dentre as narrativas literárias podemos destacar que as poesias que operaram historiograficamente ao se comprometerem com a escrita da história e das experiências passadas das sociedades abaladas pela colonização. A busca e a reescrita do passado, está alinhada com o desejo de libertação do colonizador. Está poesia busca a narrativa da experiência histórica dos povos moçambicanos subjugados como uma contra-narrativa do pensamento colonial que nega a sua historicidade.
Na construção de suas narrativas histórico-literárias das poesias moçambicanas aqui estudadas, é estabelecido um processo de auto-afirmação, de busca de expressão própria. A autoridade e as certezas instituídas pelo discurso hegemônico do colonizador são subvertidas, questionadas, desestabilizadas para produzir um novo discurso híbrido e libertador, em consonância com o momento político de luta pela independência. A percepção da individualidade dessas culturas subalternas cria uma perspectiva de afirmação das diferenças, um pensamento da margem que prima pela lógica da diversidade, da enunciação fraturada e híbrida.
Palavras-chave: Poesia. História. Anticolonialismo. Moçambique. Angola
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).