A PROVÍNCIA DE GOIÁS E A GUERRA DO PARAGUAI, 1865 – 1870: PESQUISA EM HISTÓRIA CULTURAL E REPRESENTAÇÃO EM LITERATURA DE FICÇÃO.
Resumo
Este trabalho se propõe como uma fala que surge da investigação em curso sobre a História da participação da Província de Goiás na Guerra do Paraguai, a partir de reflexão em História Cultural. No exercício da pesquisa, a coleta e as leituras de fontes de informação de fatos que ligaram a província de Goiás ao maior conflito beligerante da América do Sul no século XIX, tem significado uma preocupação e objetivo a serem alcançado como síntese e nova tese. A partir dos documentos, registros passados, os historiadores, constroem problemas, buscam respostas para as suas perguntas sobre as coisas passadas. Assim se propôs a pesquisa da historiadora Zildete Martins (1983) que escreveu o primeiro trabalho científico sobre a histórica participação de Goiás na Guerra do Paraguai. Sua escolha deveu-se à ideia de uma descrição histórica sobre a base documental selecionada em sua pesquisa. Também, em torno do mesmo tema, encontra-se a obra literária da escritora Rosarita Fleury (1983) que escreveu o romance histórico, intitulado, Sombras em Marcha: na vivência da fuga. Este, um romance histórico – história, narrativa, poética do saber, no dizer de Roger Chartier (2011). A província de Goiás, nos dois textos, torna-se o lugar protagonista desta História de Guerra no Brasil Império. Nesse caminho, esta pesquisa quer ser mais uma história. Amplia nossa base de leitura e interpretação, a contribuição de Marc Bloch (2001) quando nos alerta pra o debate sobres coisas coletivas dos homens e mulheres que herdamos do passado; nesse prisma, o passado relido aqui as reflexões que ressurgem, sem ocultar “o contexto”, no dizer de Antoine Prost (2014), de quem faz tais reflexões. Isso porque, o historiador, diz H.-I Marrou (1968), não é um “encantador” do passado e os documentos do passado não dizem nem tudo, nem nada, eles dizem o que os historiadores souberem perguntar.
Palavras-Chave: História. Literatura. Interdisciplinaridade. Guerra do Paraguai. Província de Goiás.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).