ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA: TRAÇOS DE UMA TRAJETÓRIA PARALELA

Autores

  • Débora Araújo Fernandes Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Durante muito tempo, talvez desde o reconhecimento da história como disciplina no século XIX, os profissionais da área se preocuparam muito mais com a metodologia da pesquisa em História e com as teorias que fundamentam essa “ciência” do que propriamente com a “didática da História”. Assim, em todas as “correntes históricas” as perguntas que orientaram os historiadores são: O que é história? Quais são seus métodos, procedimentos e fundamentos? Percebe-se, porém, que a dicotomia entre ensino e pesquisa levou os historiadores a começarem a se perguntar para que ensinar História? A nossa proposta de comunicação pretende analisar a trajetória da História como disciplina escolar até o fim da década de 1920, desvelando como as instituições oficiais de pesquisa em História, em especial, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o Instituto Histórico e Geográfico Paraense (IHGP) se relacionaram com os objetivos do Ensino de História no Brasil. Também buscamos evidenciar as funções e os percalços do ensino de História durante esse período, assinalando de que maneira a historiografia escolar acompanhou as transformações ocorridas em torno dos objetivos dessa disciplina. Adotamos como suporte teórico os pressupostos de Circe Bittencourt e Wanessa Cardoso e optamos pela metodologia de pesquisa bibliográfica. Tais procedimentos nos permitiram perceber que para a institucionalização da História como disciplina escolar no Brasil, muito contribuiu a atuação dos intelectuais que integravam os IHGs, sobretudo, através de suas produções didáticas que materializavam a função cívica do ensino de História.

Biografia do Autor

  • Débora Araújo Fernandes, Universidade Federal do Tocantins

    Mestranda em Ensino de História pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

ST6: História, História da Educação e Ensino de história: articulando objetos e fontes