Os desafios da Educomunicação no ensino de História
Resumo
Diante de um contexto de transformações políticas, sociais e pedagógicas, das últimas décadas, os professores começam a desenvolver experiências em sala tendo como recursos didáticos jornais, televisão, cinema e outros abrindo espaço para as mídias. Esta aproximação entre comunicação e educação possibilitou o surgimento de um novo campo de intervenção social; a Educomunicação. O profissional desta área atua com os educadores e reconhece que o professor não é o único que acumula conhecimento, mas que este é construído em conjunto na sala de aula. Sob a perspectiva da Cultura Histórica, acreditamos que a narrativa histórica não é mais exclusividade dos historiadores, a transmissão e a recepção do conhecimento histórico pode ser pensada como uma história sem historiadores e em uma infinidade de intelectuais como cineastas, jornalistas que produzem conhecimento histórico também através da mídia. Neste contexto, percebemos que o poder da cultura não está mais na escola, está em todos os espaços, inclusive nos meios de comunicação. Assim, propomos a reflexão sobre as práticas educomunicativas no ensino de história, suas contribuições para a educação emancipatória e elucidar como a comunicação educativa pode ser mais que instrumento para educar, ela pode ser eixo norteador de professores comprometidos em instigar a crítica, pode dar condições para reflexão e consequentemente despertar para a cidadania dos alunos. A pesquisa se encontra em estágio inicial de levantamento bibliográfico. Serão observados aspectos referentes à aplicação das mídias no ensino de história, bem como a postura dos professores e alunos frente à nova realidade. Em seguida realizadas as pesquisas de campo o registro de análises de dados e, por conseguinte, analisar e verificar a importância inserir a figura do educomunicador enquanto profissional capacitado para lidar com a mídia e a sala de aula.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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