OCUPAÇÕES DE TERRA E CONFLITOS AGRÁRIOS NO NORTE DE GOIÁS
Resumo
O texto trata a luta pela terra e conflitos agrários no antigo Norte Goiano, antes da BR 153, com chegada de camponeses que migraram em busca de terras para se livrarem da opressão do latifúndio e pós-abertura da rodovia, com a chegada do capital transformando as relações sociais na região. Analisaremos as frentes migratórias, os conflitos agrários e as estratégias de lutas e resistência que consolidou na criação dos assentamentos rurais, numa perspectiva materialista dialética.
Arquivos adicionais
Publicado
2017-02-08
Edição
Seção
ST8: História, Poder e Ação Social
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).