O PAPEL DOS HISTORIADORES E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS: ALGUMAS REFLEXOES
Resumo
O presente texto faz parte de uma ampla pesquisa por parte dos autores junto ao Mestrado Profissional de História da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão e que tem por objetivo principal analisar o sistema educacional brasileiro elegendo como porta de entrada para esta pesquisa uma política educacional denominada Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), implantado em 2013 na Rede Municipal de Ensino da Cidade de Catalão Goiás e que modificou completamente o modelo de ensino e a rotina das instituições escolares. Propomos uma reflexão sobre as implicações dessa política para as práticas educativas, para os docentes e para o Ensino de História, norteados pela pesquisa de Jörn Rüsen sobre a consciência histórica e a formação dos sujeitos. Outro objetivo proposto para esta comunicação é refletir sobre a constatação de que os historiadores, de uma maneira geral não tem tomado as políticas educacionais enquanto objeto histórico de analise, mesmo tendo sido comum observar a preocupação na direção de pesquisar as relações estabelecidas no processo histórico das sociedades para compreender as mudanças e permanências estabelecidas e perspectivas apresentadas para identificar suas dinâmicas e articulações com a sociedade. A partir dessa constatação pretendemos dialogar com os possíveis desdobramentos dessa ausência de pesquisa por parte dos historiadores para a disciplina de História.
PALAVRAS-CHAVE: Políticas Educacionais. Práticas Educativas. Ensino de História. Historiadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).