ÁLBUNS DA CIDADE DE GOIÂNIA (1930/40): NARRATIVAS VISUAIS
Resumo
A história da fotografia e das cidades são temas de estudo que encontram importantes pontos de conexão. A cidade não é formada apenas por sua materialidade e pela sua geografia espacial. Dentro do emaranhado de ruas, avenidas existem relações sociais e atribuições de significados às produções coletivas. Neste sentido, a imagem hierarquiza os espaços, valoriza ou deprecia determinados aspectos presentes na cidade, ordena o principal e o secundário. O desenvolvimento urbano foi, desse modo, acompanhado pelas lentes de fotógrafos que escolheram a cidade como principal tema de seus trabalhos. No caso específico da cidade de Goiânia os álbuns de fotografia intitulados: Planejamento e Construção de Goiânia e de Goiaz (sic!) são documentos visuais imprescindíveis para uma reflexão sobre a construção da capital. Nesse sentido, a comunicação discutirá as relações existentes entre os álbuns, as permanências, mudanças ocorridas na década de 1930-40 e colocadas em evidência pelas fotografias. Ao traçar relações entre esses álbuns, a pesquisa procurou precisar o modo pelo qual esses documentos se conectam a questões políticas, sociais e históricas que teceram a história da cidade nas primeiras décadas de sua construção. Além disso, a partir de uma discussão histórica sobre as imagens fotográficas, podemos identificar quais foram os elementos valorizados nas imagens de Goiânia, quais foram os pontos da cidade não fotografados e instigar as razões que levaram a essas exclusões nas imagens.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).