NARRATIVAS PROTESTANTES EM GOIÁS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA AMBIENTAL E DA DECOLONIALIDADE (1893-1950)
Resumo
Esta comunicação visa discutir a proposta de pesquisa que tem como objeto de estudo as narrativas de missionários protestantes que viajaram por Goiás no final do século XIX até a primeira metade do século XX, tendo como aporte teórico e metodológico a história ambiental e a contribuição do coletivo Modernidade-Colonialidade-Decolonialidade (M/D/C). Nas narrativas mencionadas é possível encontrar descrições minuciosas da região (fauna, flora, clima e pessoas) por onde os missionários andavam, buscar a percepção que os mesmos tinham do ambiente e, ainda, analisar como esta percepção interferia na sua interação com este lugar, tanto no aspecto físico e temporal, quanto nos aspectos sociológicos e culturais. Considerado como “programa de investigação”, as atividades do grupo M/C/D, que compreende pouco mais de dez anos de existência, “compartilha noções, raciocínios e conceitos que lhe conferem uma identidade e um vocabulário próprio, contribuindo para a renovação analítica e utópica das ciências sociais latino-americanas do século XXI” (BALLESTRIN, 2013, p. 99). Este coletivo está inserido em um dos quatro campos dos estudos culturais (CATRO-GOMEZ, 2005) sendo composto por intelectuais que discutem a relação modernidade, colonialidade e decolonialidade na América Latina a partir de uma perspectiva transdisciplinar de crítica do eurocentrismo. Perspectiva esta também encontrada na história ambiental entendida como um campo de investigação transdisciplinar consolidado no âmbito das ciências sociais no contexto nacional e internacional. Desta maneira ensejamos, com a finalização desta proposta, contribuir para a produção historiográfica de Goiás.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).