A ÉTICA DO PERSONAGEM JOÃO ROMÃO NA OBRA “O CORTIÇO”. A diferença de cultura e o ambiente influenciam nos valores éticos dos personagens João Romão e Jeronimo, na obra O cortiço, de Aluízio de Azevedo?
Resumo
O presente trabalho analisa a ética presente nas atitudes do personagem João Romão da obra O cortiço, de Aluízio de Azevedo que faz parte do movimento literário Realismo/Naturalismo. Também foi observado se a mudança de cultura e de ambiente influencia na mudança dos valores éticos e morais das pessoas, com base nos personagens Jerônimo, português que acaba de chegar em terras brasileiras e de João Romão. Tomamos como análise a definição grega de ética, que engloba valores morais e hábitos considerados adequados de uma sociedade. João Romão, personagem principal da obra usa de várias artimanhas para conseguir o que quer: a construção do cortiço. Por meio dessas atitudes buscamos entender a ética deste personagem e qual o papel dela para o desenvolvimento da história do livro. O objetivo geral deste trabalho é analisar se a diferença de cultura e o ambiente em que os personagens João Romão e Jerônimo vivem determinam diferentes aquisições e mudanças de valores éticos. Ao considerarmos a ética sob a perspectiva de Boff, Freire e Silva notamos que é possível compreender que ao analisarmos o comportamento e os costumes do personagem Jerônimo notamos que ele foi influenciado pelo meio e adquiriu os valores éticos e morais do contexto em que estava vivendo o que nos leva a pensar que o ser humano apesar de ser um ser pensante às vezes pode ser influenciado pela cultura do lugar em que vive. Também percebemos que a ética não é a única para todas as pessoas, as diferenças socioculturais podem influenciar a visão e concepção de ética e moral.
Palavras-chave: O cortiço. Ética. Cultura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).