ANISTIA E TRANSIÇÃO NO BRASIL: ENTRE O PASSADO E O FUTURO
Resumo
Pretende-se, neste texto, fazer uma comparação entre os dois processos de anistia ocorridos no Brasil durante o final dos regimes de exceção que marcaram a História do país durante o século XX, isto é, o Estado Novo e a Ditadura Militar. O objetivo é analisar como ocorreram tais processos e, desta forma, mensurar semelhanças e diferenciações entre as duas anistias. Seguindo as análises teóricas de Paul Ricoeur, acreditamos que a anistia é uma “simulação de esquecimento” que impossibilita o processo crítico da memória, dessa forma, através da comparação dos processos, visamos analisar a negociação em torno do passado no ocaso das duas ditaduras.Downloads
Publicado
2017-02-08
Edição
Seção
ST7: História e Justiça de Transição: caminhos para Verdade e Justiça
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).