REFLETINDO SOBRE GÊNERO, ETNIA E DIVERSIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA.

Autores

  • Ana Paula Rezende do Carmo Universidade Estadual de Goiás. Campus Pires do Rio
  • Marise Vicente de Paula Universidade Estadual de Goiás. Campus Pires do Rio
  • Jéssyca Cássia Cotrim Carvalho Universidade Estadual de Goiás. Campus Pires do Rio
  • Leonardo José dos Reis C. de Melo Universidade Estadual de Goiás. Campus Pires do Rio
  • Maycon Favorito Araújo Universidade Estadual de Goiás. Campus Pires do Rio

Palavras-chave:

Geografia Escolar. Pluralidade Cultural. Metodologias de Ensino

Resumo

Na atualidade, a reflexão de ordem cultural na geografia toma corpo, sendo utilizada para nas investigações que abrangem diferentes temáticas como diversidade, etnia, gênero, entre outras. Diante da importância do tema que é levado para o ambiente acadêmico e escolar como uma demanda social o presente estudo, que deriva de um projeto de pesquisa em desenvolvimento, visa investigar como a discussão cultural é trabalhada nas escolas publicas de Pires do Rio (GO) junto á disciplina Geografia e propor a construção de um material didático que possa contribuir para a efetivação desta discussão. Para tanto, foi feita pesquisa de campo através de pesquisa diagnóstica nas quatro escolas envolvidas com aplicação de entrevistas semiestruturadas com 04 professores de geografia e questionários com 248 alunos. Ao final da pesquisa foi possível observar que os alunos se interessam por estabelecer discussões acerca de temáticas como gênero, etnia e diversidade a partir de metodologias de ensino interativas e interessantes. Em relação aos professores existe uma fragilidade na formação para discutir tais temáticas bem como a carência de materiais adequados. As duas realidades sistematizadas apontam para a viabilidade da construção do material didático proposto no segundo ano de vigência do projeto supracitado.

Downloads

Publicado

2018-04-10

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Seminário de Iniciação Científica - Painel