Para além da ficção: magia, técnica e seus modos de narrar
Palavras-chave:
Quarta Parede. Reflexividade. MetaficçãoResumo
Este trabalho apresenta as atividades desenvolvidas acerca da quebra da quarta parede e metaficção presentes em duas mídias distintas. Memórias Póstumas de Brás Cubas (edição de 1999) Deadpool (1993) e Annie Hall (1977) são as nossas fontes de pesquisa, todas com fortes traços de reflexividade. Cada obra em seu período e com sua peculiaridade. Propomos uma análise dos personagens metafísicos que transcendem a tela ou as páginas para falar diretamente com um público, são estes personagens conscientes. Quebra da quarta parede que é usado proposital e deliberadamente, com um ou mais objetivos, contanto com um foco principal que é o de atingir um público alvo, desmontando o próprio formato da sua mídia e criando um diálogo direto com o espectador. Técnica, que já era usada há séculos como em Hamlet, porém, que ainda é capaz de causar um estranhamento e um choque no público. Ainda buscaremos indagar, em que medida estas obras apresentam reflexividades que expõem seus próprios processos de produção e subjetividade, traçando um ponto em que ambas as obras possuem traços que se assemelham e se diferem um do outro.Downloads
Publicado
2018-04-10
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Seminário de Iniciação Científica - Painel