Para além da ficção: magia, técnica e seus modos de narrar

Autores

  • Thaís Maiara Alves UEG Campus_ Formosa
  • Émile Cardoso Andrade UEG Campus_ Formosa

Palavras-chave:

Quarta Parede. Reflexividade. Metaficção

Resumo

Este trabalho apresenta as atividades desenvolvidas acerca da quebra da quarta parede e metaficção presentes em duas mídias distintas. Memórias Póstumas de Brás Cubas (edição de 1999) Deadpool (1993) e Annie Hall (1977) são as nossas fontes de pesquisa, todas com fortes traços de reflexividade. Cada obra em seu período e com sua peculiaridade. Propomos uma análise dos personagens metafísicos que transcendem a tela ou as páginas para falar diretamente com um público, são estes personagens conscientes. Quebra da quarta parede que é usado proposital e deliberadamente, com um ou mais objetivos, contanto com um foco principal que é o de atingir um público alvo, desmontando o próprio formato da sua mídia e criando um diálogo direto com o espectador. Técnica, que já era usada há séculos como em Hamlet, porém, que ainda é capaz de causar um estranhamento e um choque no público. Ainda buscaremos indagar, em que medida estas obras apresentam reflexividades que expõem seus próprios processos de produção e subjetividade, traçando um ponto em que ambas as obras possuem traços que se assemelham e se diferem um do outro.

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Publicado

2018-04-10

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Seminário de Iniciação Científica - Painel