O TRIBUNAL: UMA ABORDAGEM LÚDICA NA ELUCIDAÇÃO DA DUPLA HÉLICE DO DNA POR WATSON E CRICK

Autores

  • Yasmim Rodrigues dos Reis Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Amanda Fernandes Costa Universidade Estadual de Goiás
  • Carlos Felipe Camilo Cotrim Universidade Estadual de Goiás
  • Geovanna Kelly Chagas Universidade Estadual de Goiás
  • Cristiane Alves da Fonseca do Espírito Santo Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Ácidos Nucleicos. Biologia Molecular. Ensino.

Resumo

Ferramentas lúdicas são bastante aplicadas para facilitar a compreensão de conceitos e de técnicas. Sendo assim, como forma de tornar o conteúdo sobre a elucidação da dupla hélice do DNA
uma abordagem mais lúdica, foi aplicado para as turmas de ciências biológicas e farmácia, a estratégia de um tribunal (Júri Simulado). Para tal atividade, os alunos fizeram previamente a leitura
do livro “Crick, Watson e o DNA em noventa minutos” do autor Paul Strathern, editado pela Jorge Zahar, que descreve a história e os detalhes dos bastidores da descoberta da estrutura helicoidal do
DNA. Após dividiu-se a sala em dois grupos (acusação e defesa) que deveriam argumentar a favor ou contra a conduta de Crick e Watson. Assim os dois pesquisadores foram julgados se seriam culpados ou inocentes da acusação de plágio de outros pesquisadores. A atividade fez com que houvesse a participação de todos os alunos que se mostraram estimulados, consequentemente houve um maior aproveitamento do conteúdo por parte deles já que todos se envolveram e se empenharam em estudar o assunto para fundamentar suas falas. O resultado observado em sala de aula mostra que atividades lúdicas em sala de aula podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem.

Downloads

Publicado

2018-05-09