A CONSTRUÇÃO DO ENSINO- APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO LÚDICO

Autores

  • Vanessa Borges da Rosa Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Lúdico. Aprendizagem. Ensino-aprendizagem.

Resumo

O presente artigo visa mostrar a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e qual a dificuldade que os professores encontram ao trabalhar com a ludicidade. As crianças aprendem e se desenvolvem a partir do momento em que elas sentem prazer em aprender. Ao brincar desenvolve-se e opera funções motoras e cognitivas que são importantes para toda sua vida. A atividade lúdica leva a criança ao encontro do conhecimento, da socialização e do desenvolvimento do seu caráter, desenvolvem as capacidades de atenção, memória, percepção, sensação e todos os aspectos básicos referentes à aprendizagem, por isso esse método é importante para o processo de ensino-aprendizagem. São muitos os motivos pelos quais os professores não utilizam atividades de forma lúdica em sala, para alguns não se pode aprender através de brincadeiras, a atividade que necessita interação de todos os alunos juntos dentro de uma só sala gera muita bagunça por parte dos alunos e a falta de tempo dos professores não permitem que eles planejem dinâmicas ou brincadeiras que possam transmitir um conhecimento significativo para as crianças.

Downloads

Publicado

2018-07-23

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES