Educação em Saúde Bucal como prática preventiva, conscientizadora e transformadora.

Autores

  • Danielle Cristine L. Rodrigues Universidade Estadual de Goiás
  • Ricardo Wobeto Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Cristina de Freitas Bonetti Universidade Estadual de Goiás
  • Lindalva Pessoni Santos Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O presente trabalho apresenta o projeto de conclusão de curso do programa de Pós Graduação Lato Sensu em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação, tendo como pesquisa a Educação em Saúde bucal como prática  preventiva, conscientizadora e transformadora nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, especificamente 3º e 4º ano, da Escola Municipal Bernardo Élis de Corumbá de Goiás, baseado na perspectiva Transdisciplinar, Interdisciplinar e o  princípio da complexidade na busca pela reflexão sobre as multidimensões (saúde, política, econômica, estética,  cultural) que permeiam a saúde bucal e suas influências sobre o sujeito e a sociedade tendo como objetivo compreender as  relações estabelecidas entre escola e saúde, especificamente a saúde bucal e as práticas adotadas pela instituição escolar para a promoção da mesma. Reconhecendo a Educação como instrumento para formação de indivíduos de forma  sistêmica e a saúde como uns dos aspectos que influem nessa formação, reflete-se sobre a necessidade em agregar temas globais nas práticas pedagógicas e o relacionar entre as diferentes áreas do conhecimento, para que com isso  educação e saúde em um movimento de colaboração ao se relacionarem possam contribuir para o desenvolvimento da autonomia e o efetivo exercício da cidadania do indivíduo na sociedade.

Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Temas  transversais. Ensino. Saúde. Complexidade.

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Publicado

2019-03-25