Reflexão Sobre Leitura e Escrita na Era Digital
Resumo
Esta comunicação traz como tema Leitura e a Escrita na Era Digital, com o intuito de estabelecer relações entre diferentes tipos de leitores, para entender como se dá a construção de um leitor analítico, o seu desenvolvimento cognitivo e a capacidade de pensar e compreender, em um mundo de tecnologias e mudanças constantes. O trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a leitura e a escrita de alunos do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Cora
Coralina, observando a importância dos meios eletrônicos na educação e os benefícios da leitura para a evolução intelectual e acadêmica desses alunos, tanto na prática de leitura quanto de escrita, visto que a hipermídia alcança quase todos os setores da comunicação e informação. Como podemos nos beneficiar, desenvolvendo novas estratégias de aprendizagem e de vida, e estabelecer relação entre os diferentes tipos de leitores, e a formação de um leitor crítico que saiba escrever bem. Os dois recortes, a leitura e a escrita, recorrem a todos os elementos da semiótica moderna e, sobretudo, à proposta do ato de leitura que Roland Barthes (1987) consubstanciou na expressão “prazer do texto”. Para tanto, selecionamos autores que abordam o tema, entre eles Wim Veen e Ben Vrakking (2009), Setzer (2005) e Lucia Santaella (2004).
Palavras-chave: Tecnologia. Leitor. Educação. Aprendizagem.