O uso dos três níveis do conhecimento químico como uma metodologia no ensino e aprendizagem no conteúdo de estequiometria

Autores

  • Magdalena Gomes Lopes Ferreira Universidade Estadual de Goiás
  • Adriana dos Santos Fernandes Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Muitas são as dificuldades encontradas no ensino de química, uma delas é a impossibilidade de se observar a natureza de seu objeto de estudo, sendo essencialmente entendida por meio de modelos. Assim, estudos de Johnstone (2006, 2009), Gilbert e Treagust (2009) e muitos outros realizados em vários países, apontam que uma das maneiras de se ensinar Química na educação básica é por meio da discussão dos três níveis do conhecimento químico: o macroscópico, o submicroscópico e o representacional. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo propor uma metodologia para melhor compreender o conteúdo de estequiometria das reações químicas. Para isso, serão realizadas atividades demonstrativas-investigativas, por meio de experimentos abordando o nível macroscópico, a seguir serão apresentados conceitos científicos que serão discutidos de modo a explicar os fenômenos observados (submicroscópico), para isso, será utilizado um software, que ainda está em fase de definição, para mostrar como ocorre as reações químicas a nível molecular e por fim,será apresentada de forma expositiva dialogada, utilizando modelos, concretos e simbólicos (representacional) a estequiometria das reações químicas. Os conceitos científicos serão discutidos a partir das ideias de Vygotsky (2001) e serão apresentados utilizando sistema conceituais em que os conceitos são relacionados uns aos outros.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Teorias da aprendizagem, Vygotsky

Downloads

Publicado

2019-05-22