SUBPROJETO PIBID/BIOLOGIA - CAMPUS ITAPURANGA
Palavras-chave:
Docência. Intervenções. SaúdeResumo
O Subprojeto PIBID do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEG - Campus Itapuranga, em parceria com o Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis de Itapuranga – GO, propõe trabalhar o Tema Transversal Saúde no ensino médio. As ações do projeto foram planejadas para serem desenvolvidas nas seguintes etapas: i) Reuniões semanais do grupo; ii) Elaboração do plano de ação; iii) Discussão e implementação de metodologias de ensino e recursos didáticos que otimizem o processo de ensino e aprendizagem do TemaTransversal Saúde; iv) Desenvolvimento de ações e intervenções pedagógicas na escola: aulas expositivas, teórico-práticas, práticas, oficinas e palestras; v) Registro das atividades desenvolvidas pelo Subprojeto; e vi) Promoção e participação em eventos científicos e publicações. Para se obter êxito em cada uma das etapas propostas foram realizadas reuniões periódicas entre os bolsistas. Nas ocasiões discutiram-se temas para trabalhos e foram organizadas atividades de intervenção na escola-parceira. A primeira ação do projeto foi a participação em um evento promovido pelo Laboratório Didático de Zoologia (LADIZ) da UEG – Campus Itapuranga, intitulado “Chá, bolachas e ciência” que é aberto ao público e que tem por objetivo socializar trabalhos e projetos produzidos pelos acadêmicos com a comunidade acadêmica local e a sociedade itapuranguense. A segunda ação do subprojeto foi realizada diante da necessidade de se abordar temas polêmicos na escola, sendo elaborado um questionário que foi aplicado aos alunos, e posteriormente, realizou-se uma oficina, ambos com o tema Tabagismo, na escola-parceira. Após a aplicação desta oficina foram reaplicados os questionários para comparação de dados. Em relação a primeira atividade, percebeu-se uma interação muito positiva da comunidade acadêmica em relação a compreender e manifestar interesse em participar do PIBID. Quanto a intervenção - a segunda atividade - notou-se que os alunos da escola parceira, de maneira geral, conscientizaram se em relação ao tabagismo e suas consequências devido a oficina realizada. Nota-se, então, a importância do PIBID para a integração entre educadores, licenciandos e educandos numa proposta de ações de pesquisa, intervenção, avaliação e análise do processo de ensino e aprendizagem e educação em saúde na escola para orientar os educandos e incentivar hábitos saudáveis.PALAVRAS-CHAVE: Docência. Intervenções. Saúde
Downloads
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS DA SAÚDE