SUBPROJETO PIBID/BIOLOGIA - CAMPUS ITAPURANGA

Autores

  • Divina Meire Nunes Alainho Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga
  • Akamine Cândida Oliveira Diniz Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga
  • Gabriela de Araújo Cardoso Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga
  • Kamilla de Faria Santos Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga
  • Laís de Oliveira Leão Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga
  • Lidya Henrique de Morais Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga
  • Guilherme Ferreira de Lima Filho Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga
  • Carmen Andréa Rocha Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga

Palavras-chave:

Docência. Intervenções. Saúde

Resumo

O Subprojeto PIBID do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEG - Campus Itapuranga, em parceria com o Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis de Itapuranga – GO, propõe trabalhar o Tema Transversal Saúde no ensino médio. As ações do projeto foram planejadas para serem desenvolvidas nas seguintes etapas: i) Reuniões semanais do grupo; ii) Elaboração do plano de ação; iii) Discussão e implementação de metodologias de ensino e recursos didáticos que otimizem o processo de ensino e aprendizagem do TemaTransversal Saúde; iv) Desenvolvimento de ações e intervenções pedagógicas na escola: aulas expositivas, teórico-práticas, práticas, oficinas e palestras; v) Registro das atividades desenvolvidas pelo Subprojeto; e vi) Promoção e participação em eventos científicos e publicações. Para se obter êxito em cada uma das etapas propostas foram realizadas reuniões periódicas entre os bolsistas. Nas ocasiões discutiram-se temas para trabalhos e foram organizadas atividades de intervenção na escola-parceira. A primeira ação do projeto foi a participação em um evento promovido pelo Laboratório Didático de Zoologia (LADIZ) da UEG – Campus Itapuranga, intitulado “Chá, bolachas e ciência” que é aberto ao público e que tem por objetivo socializar trabalhos e projetos produzidos pelos acadêmicos com a comunidade acadêmica local e a sociedade itapuranguense. A segunda ação do subprojeto foi realizada diante da necessidade de se abordar temas polêmicos na escola, sendo elaborado um questionário que foi aplicado aos alunos, e posteriormente, realizou-se uma oficina, ambos com o tema Tabagismo, na escola-parceira. Após a aplicação desta oficina foram reaplicados os questionários para comparação de dados. Em relação a primeira atividade, percebeu-se uma interação muito positiva da comunidade acadêmica em relação a compreender e manifestar interesse em participar do PIBID. Quanto a intervenção - a segunda atividade - notou-se que os alunos da escola parceira, de maneira geral, conscientizaram se em relação ao tabagismo e suas consequências devido a oficina realizada. Nota-se, então, a importância do PIBID para a integração entre educadores, licenciandos e educandos numa proposta de ações de pesquisa, intervenção, avaliação e análise do processo de ensino e aprendizagem e educação em saúde na escola para orientar os educandos e incentivar hábitos saudáveis.
PALAVRAS-CHAVE: Docência. Intervenções. Saúde

Biografia do Autor

  • Divina Meire Nunes Alainho, Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga
    Graduanda em Ciências Biológicas, participante do PIBID/Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga
  • Akamine Cândida Oliveira Diniz, Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga
    Graduanda em Ciências Biológicas, participantes do PIBID/Universidade Estadual de Goiás, Campus Itapuranga
  • Gabriela de Araújo Cardoso, Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga
    Graduanda em Ciências Biológicas, participantes do PIBID/Universidade Estadual de Goiás, Campus Itapuranga.
  • Kamilla de Faria Santos, Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga
    Graduanda em Ciências Biológicas, participantes do PIBID/Universidade Estadual de Goiás, Campus Itapuranga.
  • Laís de Oliveira Leão, Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga
    Graduanda em Ciências Biológicas, participantes do PIBID/Universidade Estadual de Goiás, Campus Itapuranga.
  • Lidya Henrique de Morais, Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga
    Graduanda em Ciências Biológicas, participantes do PIBID/Universidade Estadual de Goiás, Campus Itapuranga.
  • Guilherme Ferreira de Lima Filho, Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga
    Docente na Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga e na Faculdade Araguaia, Goiânia -Go
  • Carmen Andréa Rocha, Universidade Estadual de Goiás - Campus Itapuranga
    Docente no Colégio Est. Dep. José Alves de Assis, Itapuranga-GO e Universidade Estadual de Goiás- Campus Itapuranga

Downloads

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS DA SAÚDE