MONITORIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Deliana Santos de Oliveira Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Camila Rodrigues da Silva Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Quézia de Almeida Sousa Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Zaíne Paula da Silva Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Luciana Santos Oliveira Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Elias Júnior Faria Oliveira Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Ueslene Maria Ferreira Pontes Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Luís Henrique Mantovani de Farias Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá

Resumo

A monitoria é uma ferramenta utilizada cada vez mais pelas instituições de ensino, sejam elas voltadas para a educação básica ou para educação superior. Destaca-se pelos numerosos resultados benéficos que oferecem aos alunos e monitores em questão. Nas Instituições de Ensino Superior a monitoria é amplamente usada como uma das formas de incentivar a carreira docente. Isto acontece devido à dificuldade na formação de docentes voltados para o ensino superior, uma vez que os cursos de pós-graduação geralmente estão mais preocupados com a pesquisa (SANTOS & LINS, 2007). Além disso, a monitoria estabelece relações diferentes, as quais permitem a aproximação da teoria e prática em si, integralizando os conteúdos vistos com o professor em sala (LINS et al. 2009).

Biografia do Autor

  • Deliana Santos de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduanda em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsista PIBID, Iporá
  • Camila Rodrigues da Silva, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduanda em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsista PIBID, Iporá
  • Quézia de Almeida Sousa, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduanda em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsista PIBID, Iporá
  • Zaíne Paula da Silva, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduanda em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsista PIBID, Iporá
  • Luciana Santos Oliveira, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduanda em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsista PIBID, Iporá
  • Elias Júnior Faria Oliveira, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduando em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsista PIBID, Iporá
  • Ueslene Maria Ferreira Pontes, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Professora Supervisora do PIBID Escola Estadual Edmo Teixeira, Professora do Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Brasil.
  • Luís Henrique Mantovani de Farias, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Professor do Curso de Ciências Biológicas, Coordenador de área do PIBID, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá - GO, Brasil.

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Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS DA SAÚDE