SUBPROJETO PIBID-BIOLOGIA: FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA CRÍTICO-REFLEXIVA-ATIVA
Palavras-chave:
Educação Básica. Formação Docente. Qualificação à docênciaResumo
O subprojeto Biologia do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), UEG-Campus Palmeiras de Goiás, é constituído por um coordenador de área, um supervisor e seis bolsistas de iniciação à docência. Tem como escola de educação básica, parceira do projeto, o Colégio Estadual de Palmeiras de Goiás. O subprojeto objetiva aproximar o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEG de Palmeiras de Goiás e a escola de educação básica reunindo diferentes atores neste processo; inserir os licenciandos no contexto da escola pública; repensar as práticas pedagógicas, contribuindo assim, para ações contextualizadas, problematizadas, inovadoras e interdisciplinares dos conteúdos de Biologia; e valorizar a escola pública como “espaço fértil” para a construção do conhecimento na formação de professores. As atividades do subprojeto estão apoiadas nas reuniões do grupo de estudos que visam a fundamentação teórica da equipe. Nas reuniões do grupo de estudos são realizadas leituras e discussão de documentos pedagógicos oficiais, artigos e livros na área de Ensino de Ciências e Biologia que visam incentivar a troca de saberes experienciais sobre asquestões ligadas ao cotidiano escolar, bem como, despertar o fazer pesquisa como base da consciência crítica questionadora nos futuros professores. Dentre os resultados esperados com este subprojeto, em fase inicial de realização, pode-se destacar: estimular a formação de profissionais qualificados para atuarem na educação básica; integração entre Educação Superior e Educação Básica, promovendo a cooperação e troca de saberes, e de práticas docentes inovadoras e interdisciplinares; contato com a realidade escolar levando os licenciandos a refletir criticamente sobre os desafios que se apresentam no cotidiano da escola e meios para superar as dificuldades; valorização do processo de formação de professores, fortalecendo o curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UEG de Palmeiras de Goiás; reconhecimento do contexto da escola pública como locus de formação docente; e diminuição das distâncias que separam universidade e escola. Este subprojeto está aprovado para o período de 2014 a 2018 e apesar de estar em fase inicial de implantação algumas das atividades propostas já foram realizadas, a saber: reuniões semanais do grupo de estudos, estabelecimento de parceria oficial com a escola parceira, observação da estrutura física e funcionamento da escola, e participação em reuniões pedagógicas realizadas na escola. Estas atividades foram importantes, pois inseriram os licenciandos no contexto da escola básica e propiciaram ricas discussões sobre a escola e o processo de ensino-aprendizagem.PALAVRAS-CHAVE: Educação Básica. Formação Docente. Qualificação à docência
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Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS DA SAÚDE