EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR BOLSISTAS PIBID NA ESCOLA ESTADUAL ISRAEL AMORIM

Autores

  • Natalia Lopes Alves Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Amanda Pereira Silva Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Brunna Nunes Santos Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Jackelyne Miranda Marques Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Kelma Alice dos Santos Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Nathália Melo Moreira Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Juliane Pereira de Santana Peres Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Luís Henrique Mantovani de Farias Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá

Palavras-chave:

PIBID, Educação, Ensino de Ciências, Formação de Professores.

Resumo

O PIBID é um programa de incentivo à docência que oferece aos participantes aperfeiçoamento e valorização da profissão, possibilitando o contato com a realidade escolar. O subprojeto PIBID Ciências Biológicas UEG/Câmpus Iporá aborda uma proposta integradora tendo como tema a perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). O presente trabalho apresenta as experiências dos acadêmicos bolsistas e sua relevância no processo de formação docente. Neste estudo discorremos sobre algumas das produções realizadas na Escola Israel Amorin, na cidade de Iporá – GO. Às observações e/ou conclusões das atividades realizadas aconteceram de acordo com pequenos projetos que foram desenvolvidos no decorrer do ano letivo, durante as aulas de ciências, através de monitorias, palestras e oficinas práticas. O PIBID vem assim contribuindo de forma a possibilitar esta análise, nos fazendo perceber e refletir sobre o os meios de ensino que são usados e contribuindo de forma significativa para nossa formação pessoal, profissional e acadêmica. Dessa forma, temos como questão norteadora apresentada e discutida ao longo deste trabalho a de que: como o PIBID influencia e ao mesmo tempo propicia aos licenciandos um espaço de formação inicial de qualidade acarretando assim profissionais pesquisadores de sua prática? Conclui-se que a participação no PIBID contribuiu significativamente na formação profissional e pessoal, destacandoque a construção e produção dos saberes durante o período vão além das experiências aqui destacadas.
PALAVRAS-CHAVE: PIBID, Educação, Ensino de Ciências, Formação de Professores.

Biografia do Autor

  • Natalia Lopes Alves, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduanda em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsistas PIBID, Iporá - Go
  • Amanda Pereira Silva, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduanda em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsistas PIBID, Iporá - Go
  • Brunna Nunes Santos, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduanda em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsistas PIBID, Iporá - Go
  • Jackelyne Miranda Marques, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduanda em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsistas PIBID, Iporá - Go
  • Kelma Alice dos Santos, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduanda em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsistas PIBID, Iporá - Go
  • Nathália Melo Moreira, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduanda em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsistas PIBID, Iporá - Go
  • Juliane Pereira de Santana Peres, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Professora Supervisora do PIBID Escola Estadual Edmo Teixeira, Iporá- GO, Brasil
  • Luís Henrique Mantovani de Farias, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Professor do Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Professor Coordenador de área do PIBID, Iporá- GO, Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS DA SAÚDE