ANÁLISE DE SEIS MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS DE BIOLOGIA: IMPLICAÇÕES PARA ALUNOS COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Palavras-chave:
INCLUSÃO. EDUCAÇÃO. TECNOLOGIA.Resumo
Alguns estudos consideram que, para uma inclusão responsável, uma das necessidades fundamentais é a consideração de recursos adequados, relacionados tanto a professores quanto a materiais e que ambos sejam aprimorados no âmbito da escola-campo. Para isso, é fundamental que os futuros professores de Ciências Biológicas possuam conhecimentos específicos na adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos, além da utilização de recursos óticos e não óticos, da tecnologia assistiva e outros. Sendo assim o presente subprojeto (PIBID) tem por objetivo desenvolver materiais didáticos interativos na área de Biologia para alunos de inclusão do Ensino Fundamental e Médio. O subprojeto teve início no mês de março, incluindo reuniões semanais para discussão das atividades que seriam realizadas no decorrer do ano, baseando-se em artigos relacionados com alunos que apresentavam tais dificuldades. A primeira proposta foi levantar dados da Escola Campo (Colégio Estadual Xavier de Almeida - Morrinhos Goiás) com o objetivo de identificar osalunos de inclusão, buscando suas necessidades. Foram diagnosticados 33 alunos com idade entre 12 e 36 anos, nos períodos matutino, vespertino e noturno. As deficiências encontradas foram as seguintes: déficit de atenção, déficit intelectual, baixa visão, transtorno de comportamento, déficit de audição e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. No primeiro momento, as reuniões que teve durabilidade de quatro meses consistiam no aprendizado das bolsistas com a orientação do Professor Supervisor no manuseio do Programa Power Point, visando à melhoria das aulas dos educadores da Escola Campo, que tem por finalidade despertar o interesse e a atenção de cada aluno. Esses encontros tinham por intuito o aprendizado técnico, da criação de animações e menus, explorando as funções do programa, entre outros. Sendo assim espera-se que o presente trabalho venha a aprimorar e contribuir para a melhor inclusão dos alunos, além de subsidiar o uso de ferramentas tecnológicas na formação das bolsistas e docentes.PALAVRAS-CHAVE: INCLUSÃO. EDUCAÇÃO. TECNOLOGIA.
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Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS DA SAÚDE