DENGUE EM FOCO: como vencer esta batalha

Autores

  • Quézia de Almeida Sousa Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Deliana Santos de Oliveira Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Camila Rodrigues da Silva Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Zaíne Paula da Silva Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Luciana Santos Oliveira Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Elias Júnior Faria Oliveira Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Ueslene Maria Ferreira Pontes Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
  • Luís Henrique Mantovani de Farias Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Dengue. Conscientização.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo inserir o acadêmico de licenciatura em seu futuro âmbito de atuação, a escola, permitindo que o mesmo possa perceber a instituição escolar enquanto meio de vivências e práticas de aprendizado. O Subprojeto do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Iporá, tem como temática norteadora a interface entre Ciência, Tecnologia, Saúde e Ambiente (CTSA). Especificamente dentro do âmbito escolar, a dengue é um assunto que tem crescido significativamente nos últimos anos. Este crescimento é explicado pela grande importância dessa doença para a saúde pública, principalmente em virtude do número de casos diagnosticados. Porisso, essa doença deve ser apontada como um alerta para conscientização dentro das escolas, participando diretamente do processo de ensino-aprendizagem. A dengue sendo uma doença transmitida por um vetor da espécie Aedes aegypti se torna uma doença de fácil prevenção, pois ações mecânicas de simples execuções podem fazer uma grande diferença, evitando assim, a proliferação deste mosquito. Uma vez que a dengue é um mal que tem afetado crescentemente a população do estado de Goiás, tendo um elevado foco na cidade de Iporá na qual reside o subprojeto, como pode ser observado nos índices de casos disponibilizados pelos boletins do Ministério da Saúde, o presente trabalho buscou conscientizar os alunos sobre o quão importante podem ser as ações preventivas contra esta doença. O projeto foi desenvolvido nas duas turmas de sexto ano, turno matutino, na Escola Estadual Edmo Teixeira. As atividades foram divididas em três estágios: no primeiro foi proferida uma palestra de conscientização sobre a doença, seus principais sintomas e métodos de prevenção, contágio e tratamento. Durante a segunda etapa, os alunos confeccionaram um cartaz contendo desenhos ou frases relacionadas à dengue e ao que foi aprendido na etapa anterior. Para o desenvolvimento da terceira ação, utilizamos uma cartilha distribuída pela secretaria da saúde que continha atividades como caça-palavras, palavras cruzadas e exercícios com códigos, utilizados para estimular o raciocínio lógico dos alunos. Durante as três etapas do projeto, foi notório o interesse por parte dos mesmos, manifestado pelas frequentes dúvidas em relação ao tema abordado. Tendo em vista tudo o que foi vivenciado e os resultados positivos do trabalho desenvolvido, conclui-se que é de grande importância a conscientização e mobilização no combate a uma doença que tem afetado diretamente a estabilidade socioeconômica da população do país, bem como do Estado de Goiás.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem. Dengue. Conscientização.

Biografia do Autor

  • Quézia de Almeida Sousa, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduanda em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsistas PIBID, Iporá - Go, Brasil.
  • Deliana Santos de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduanda em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsistas PIBID, Iporá - Go, Brasil.
  • Camila Rodrigues da Silva, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduanda em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsistas PIBID, Iporá - Go, Brasil.
  • Zaíne Paula da Silva, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduanda em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsistas PIBID, Iporá - Go, Brasil.
  • Luciana Santos Oliveira, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduanda em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsistas PIBID, Iporá - Go, Brasil.
  • Elias Júnior Faria Oliveira, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Graduando em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Bolsistas PIBID, Iporá - Go, Brasil.
  • Ueslene Maria Ferreira Pontes, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Professora do Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Professora Supervisora do PIBID Escola Estadual Edmo Teixeira, Iporá- GO, Brasil.
  • Luís Henrique Mantovani de Farias, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá
    Professor do Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá, Professor Coordenador de área do PIBID, Iporá- GO, Brasil.

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Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS DA SAÚDE