Escola X Família: a busca da parceria

Autores

  • Amanda Darle Freitas Cunha Pazanin Educação Física da UEG Quirinópolis
  • Ana Paula Santos Gomes Educação Física da UEG Quirinópolis
  • Cinthia Daniele Hipolito Silva Educação Física da UEG Quirinópolis
  • Nayara Martins Silva Educação Física da UEG Quirinópolis
  • Silas Stenio Izarias Educação Física da UEG Quirinópolis
  • Wostene Martins Silva Educação Física da UEG Quirinópolis
  • Fernando Silva Educação Física da UEG Quirinópolis
  • Marcia Cristina Silva Educação Física da UEG Quirinópolis

Palavras-chave:

Docência, Escola, Família

Resumo

O  Subprojeto  Programa  Institucional  de  Bolsa  de  Iniciação  à  Docência  (PIBID)  de  Educação  Física,  tem  como  objetivo  estabelecer  parcerias  com  escolas  de Quirinópolis,  com  o  intuito  de estimular a troca de saberes e experiências entre as escolas de educação básica da rede pública e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), bem como estabelecer uma relação mais restrita entre a comunidade  Escolar  e  a  Família.  Desse  modo,  mediante  aplicação de  práticas  corporais  dos “jogos, do esporte, da ginástica, da dança e das  lutas”  (BRASIL, 1998), pretende-se estabelecer uma maior aproximação entre a Universidade e a realidade escolar a qual  irá possibilitar que as discussões acadêmicas  sejam  ao  mesmo  tempo  inseridas  na  realidade  escolar.  O  referido subprojeto  consta  com  algumas  etapas,  entre  elas:  terá  como  etapa  inicial  a  realização  de  um diagnóstico  da  realidade  escolar  da instituição  participante.  Na  segunda  etapa,  constituída  de momentos de planejamento pedagógico com o objetivo de articular as dimensões teoria e prática nas  atividades  que  serão  desenvolvidas.  Na  sequência,  a  elaboração de diferentes  estratégias formativas,  dentre  as  quais  se  destacam  os  seminários  interdisciplinares  temáticos,  bem  como oficinas  pedagógicas,  além  de  jogos  desportivos  voltados  para  a  sociabilização  entre  a comunidade escolar, comunidade acadêmica e sociedade em geral (representada pela família dos alunos).  A  partir  desse  pressuposto,  espera-se  que  os  alunos  da  graduação  participantes  do programa e os professores supervisores sejam capazes de perceber as diversas possibilidades de intervenções  de  cunho  interdisciplinar,  bem  como  a  riqueza  de  conhecimentos  que  essas intervenções poderão proporcionar na formação crítica dos alunos. A elaboração de propostas de intervenção  de  caráter  interdisciplinar  com  a  intenção  de  promover  uma  aprendizagem contextualizada, torna-se imprescindível, de forma que possa contribuir significativamente com a formação  continuada  do professores  supervisor  e  acadêmicos  bolsistas  do  curso  de  Educação Física, assim como contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino/aprendizagem da unidade de ensino participante e da formação dos futuros profissionais de Educação Física. No que  se  refere  aos  acadêmicos  do  curso  de  Educação  Física,  as  ações  desenvolvidas  poderá contribuir  significativamente para a  sua  formação de  forma  sistemática, contínua e  reflexiva no contexto  da  educação  básica,  por  meio  da  análise  do  projeto  político  pedagógico,  através  da participação do processo de construção de planos de aula, bem como a participação em reuniões pedagógicas  e  administrativas  da instituição  de  ensino.  A  participação  em  eventos  e  o desenvolvimento  de  pesquisas  sobre  os  temas  abordados  será  outro  ponto  importante  para  os acadêmicos  nesse  subprojeto. Conclui-se  então  que  o  projeto  é  de extrema  importância  para  a formação do acadêmico, assim como para a formação continuada do supervisor e coordenador do projeto, e para uma real aproximação teoria e pratica entre Universidade e Educação Básica.
 
 
PALAVRAS-CHAVE: Docência; Escola; Família

Biografia do Autor

  • Amanda Darle Freitas Cunha Pazanin, Educação Física da UEG Quirinópolis
    Bolsista do subprojeto PIBID de Educação Física da UEG Quirinópolis
  • Ana Paula Santos Gomes, Educação Física da UEG Quirinópolis
    Bolsista do subprojeto PIBID de Educação Física da UEG Quirinópolis
  • Cinthia Daniele Hipolito Silva, Educação Física da UEG Quirinópolis
    Bolsista do subprojeto PIBID de Educação Física da UEG Quirinópolis
  • Nayara Martins Silva, Educação Física da UEG Quirinópolis
    Bolsista do subprojeto PIBID de Educação Física da UEG Quirinópolis
  • Silas Stenio Izarias, Educação Física da UEG Quirinópolis
    Bolsista do subprojeto PIBID de Educação Física da UEG Quirinópolis
  • Wostene Martins Silva, Educação Física da UEG Quirinópolis
    Bolsista do subprojeto PIBID de Educação Física da UEG Quirinópolis
  • Fernando Silva, Educação Física da UEG Quirinópolis
    Coordenador do subprojeto de Educação Física da UEG Quirinópolis
  • Marcia Cristina Silva, Educação Física da UEG Quirinópolis
    Supervisora do subprojeto de Educação Física da UEG Quirinópolis
     

Downloads

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS DA SAÚDE