Escola X Família: a busca da parceria
Palavras-chave:
Docência, Escola, FamíliaResumo
O Subprojeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física, tem como objetivo estabelecer parcerias com escolas de Quirinópolis, com o intuito de estimular a troca de saberes e experiências entre as escolas de educação básica da rede pública e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), bem como estabelecer uma relação mais restrita entre a comunidade Escolar e a Família. Desse modo, mediante aplicação de práticas corporais dos “jogos, do esporte, da ginástica, da dança e das lutas” (BRASIL, 1998), pretende-se estabelecer uma maior aproximação entre a Universidade e a realidade escolar a qual irá possibilitar que as discussões acadêmicas sejam ao mesmo tempo inseridas na realidade escolar. O referido subprojeto consta com algumas etapas, entre elas: terá como etapa inicial a realização de um diagnóstico da realidade escolar da instituição participante. Na segunda etapa, constituída de momentos de planejamento pedagógico com o objetivo de articular as dimensões teoria e prática nas atividades que serão desenvolvidas. Na sequência, a elaboração de diferentes estratégias formativas, dentre as quais se destacam os seminários interdisciplinares temáticos, bem como oficinas pedagógicas, além de jogos desportivos voltados para a sociabilização entre a comunidade escolar, comunidade acadêmica e sociedade em geral (representada pela família dos alunos). A partir desse pressuposto, espera-se que os alunos da graduação participantes do programa e os professores supervisores sejam capazes de perceber as diversas possibilidades de intervenções de cunho interdisciplinar, bem como a riqueza de conhecimentos que essas intervenções poderão proporcionar na formação crítica dos alunos. A elaboração de propostas de intervenção de caráter interdisciplinar com a intenção de promover uma aprendizagem contextualizada, torna-se imprescindível, de forma que possa contribuir significativamente com a formação continuada do professores supervisor e acadêmicos bolsistas do curso de Educação Física, assim como contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino/aprendizagem da unidade de ensino participante e da formação dos futuros profissionais de Educação Física. No que se refere aos acadêmicos do curso de Educação Física, as ações desenvolvidas poderá contribuir significativamente para a sua formação de forma sistemática, contínua e reflexiva no contexto da educação básica, por meio da análise do projeto político pedagógico, através da participação do processo de construção de planos de aula, bem como a participação em reuniões pedagógicas e administrativas da instituição de ensino. A participação em eventos e o desenvolvimento de pesquisas sobre os temas abordados será outro ponto importante para os acadêmicos nesse subprojeto. Conclui-se então que o projeto é de extrema importância para a formação do acadêmico, assim como para a formação continuada do supervisor e coordenador do projeto, e para uma real aproximação teoria e pratica entre Universidade e Educação Básica.PALAVRAS-CHAVE: Docência; Escola; Família
Downloads
Edição
Seção
Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS DA SAÚDE