XADREZ: desenvolvimento educacional sobre o tabuleiro e atividades interdisciplinares em educação física escolar no PIBID do campus da UEG de Porangatu

Autores

  • Ernesto Flávio Batista Borges Pereira Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
  • Lucélio Jorge Policar Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
  • Adriana Costa Borges Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
  • Aline Almeida Magalhães Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
  • Caérita Caroline Silva de Moraes Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
  • Luana Soares Ribeiro Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
  • Marcus Vinícius Pereira Dantas Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
  • Raniely Pereira Silva Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
  • Ruan Oliveira Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
  • Stefanya Siriano e Silva Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO

Palavras-chave:

PIBID. Xadrez. Educação Física Escolar.

Resumo

O subprojeto denominado “XADREZ: desenvolvimento educacional sobre o tabuleiro e atividades  em  educação  física  escolar”  é  um  programa  que  está  sendo  desenvolvido  desde  o primeiro  semestre  de  2014,  através  do PIBID/UEG  na  Escola Municipal Maria  José Gonçalves, instituição  de  baixa  renda  da  cidade  de  Porangatu-GO,  onde  as  crianças  dessa  região  tem  sido esquecidas  por  ações  que  contribuam  no  seu  desenvolvimento educacional.  O  subprojeto  visa também oferecer vivências aos licenciandos, alunos da Educação Básica e demais atores da escola, gerando  novos  conhecimentos  e  aprendizagem.  Desta  forma  os  licenciandos  poderão  ter  uma reflexão mais apurada sobre o dia a dia da escola com uma visão próxima da realidade e executando isso na prática,  tendo como mediador o professor da escola. O projeto  tem como Objetivo Geral: promoção de instrumentos e metodologias que ajudem no desenvolvimento intelectual, profissional e acadêmico dos  licenciandos em Educação Física da UEG-Campus Porangatu, além de contribuir para  a  formação  continuada  dos  professores  de  Educação básica  da  escola.  E  como  Objetivos Específicos:  Proporcionar  aos  licenciandos  um  contato  com  a  docência  na  educação  básica, permitindo-lhes problematizar a  teoria discutida  na universidade a partir da prática vivenciada na escola;  Realizar  simpósios,  seminários  e  encontros  de  socialização  das  experiências  vividas  por todos  os  atores  do  projeto,  possibilitando  o  compartilhamento  de  tais  experiências  com  os graduandos  que  não  integram o  programa; Aproximar  os  professores  da  educação  básica  junto  à universidade,  tornando-os  colaboradores  da  formação  dos  futuros  docentes;  Organizar  oficinas, reuniões,  eventos  sócio-culturais  e  esportivos  com aproximação  das  famílias  junto  à escola/universidade; Elaborar documentários, registros escritos e falados, e, diversos outros tipos de materiais  didáticos  a  serem  catalogados  e  disponibilizados  em  um  acervo  pedagógico  da universidade.  As  Ações  Previstas  aos  licenciandos  visam:  participação  nas  reuniões  de planejamento, avaliação e ações do Subprojeto; Observação e registro de projetos pedagógicos, em desenvolvimento na escola; Estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), relativos à área de  Educação  Física;  Planejamento,  divulgação,  implementação  e  avaliação  com  oficinas  à comunidade  escolar,  que  articulem  à  formação  dos  licenciandos  com  os licenciados  da  escola; Elaboração de registros e anotações, a partir da observação de situações vivenciadas nas disciplinas, oficinas  e  cursos  relativos  ao  Subprojeto;  Elaboração  do  Plano  de  Trabalho;  Participação  em eventos científicos na autoria de publicações de experiências adquiridas no PIBID. Os Resultados Pretendidos  são:  Melhoria  do  desempenho  acadêmico  dos  bolsistas;  Contribuição  para  o crescimento no  IDEB da escola; Publicação de artigo;  Incentivo a formação de professores para a educação  básica,  contribuindo  para  elevação  da  qualidade  da  escola  pública;  Valorização  do magistério,  incentivando  os  estudantes  optantes  pela  carreira  docente.  Como atividade  de intervenção,  as  aulas  de Xadrez  serão ministradas  aos  alunos  do  1º  ao  9º  ano,  onde  os  bolsistas participarão  de  demais  ações  multidisciplinares  da  escola  que  ocorrerão  nas  ações  didáticas vivenciadas nas praticas pedagógicas da educação física e atividades psicomotoras envolvidas na 1ª fase do ensino fundamental articulando a interdisciplinaridade entre o bolsista de educação física e pedagogos  da  unidade  escolar,  não  limitando-se apenas  ao  ensino  do  xadrez,  implementando  sua atividade funcional também nos eventos escolares previstos no Projeto Político Pedagógico.
PALAVRAS-CHAVE: PIBID. Xadrez. Educação Física Escolar.

Biografia do Autor

  • Ernesto Flávio Batista Borges Pereira, Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
    Coordenador do Projeto e Docente do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
  • Lucélio Jorge Policar, Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
    Supervisor do Projeto e Docente da Escola Municipal Maria José Gonçalves
  • Adriana Costa Borges, Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
    Colaboradora do Projeto e Docente do Curso de Educação Física da UEG de Porangatu-GO
  • Aline Almeida Magalhães, Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
    Bolsista Licenciando em Educação Física-UEG
  • Caérita Caroline Silva de Moraes, Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
    Bolsista Licenciando em Educação Física-UEG
  • Luana Soares Ribeiro, Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
    Bolsista Licenciando em Educação Física-UEG
  • Marcus Vinícius Pereira Dantas, Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
    Bolsista Licenciando em Educação Física-UEG
  • Raniely Pereira Silva, Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
    Bolsista Licenciando em Educação Física-UEG
  • Ruan Oliveira, Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
    Bolsista Licenciando em Educação Física-UEG
  • Stefanya Siriano e Silva, Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás-UEG, Porangatu-GO
    Bolsista Licenciando em Educação Física-UEG

Downloads

Edição

Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS DA SAÚDE