XADREZ: desenvolvimento educacional sobre o tabuleiro e atividades interdisciplinares em educação física escolar no PIBID do campus da UEG de Porangatu
Palavras-chave:
PIBID. Xadrez. Educação Física Escolar.Resumo
O subprojeto denominado “XADREZ: desenvolvimento educacional sobre o tabuleiro e atividades em educação física escolar” é um programa que está sendo desenvolvido desde o primeiro semestre de 2014, através do PIBID/UEG na Escola Municipal Maria José Gonçalves, instituição de baixa renda da cidade de Porangatu-GO, onde as crianças dessa região tem sido esquecidas por ações que contribuam no seu desenvolvimento educacional. O subprojeto visa também oferecer vivências aos licenciandos, alunos da Educação Básica e demais atores da escola, gerando novos conhecimentos e aprendizagem. Desta forma os licenciandos poderão ter uma reflexão mais apurada sobre o dia a dia da escola com uma visão próxima da realidade e executando isso na prática, tendo como mediador o professor da escola. O projeto tem como Objetivo Geral: promoção de instrumentos e metodologias que ajudem no desenvolvimento intelectual, profissional e acadêmico dos licenciandos em Educação Física da UEG-Campus Porangatu, além de contribuir para a formação continuada dos professores de Educação básica da escola. E como Objetivos Específicos: Proporcionar aos licenciandos um contato com a docência na educação básica, permitindo-lhes problematizar a teoria discutida na universidade a partir da prática vivenciada na escola; Realizar simpósios, seminários e encontros de socialização das experiências vividas por todos os atores do projeto, possibilitando o compartilhamento de tais experiências com os graduandos que não integram o programa; Aproximar os professores da educação básica junto à universidade, tornando-os colaboradores da formação dos futuros docentes; Organizar oficinas, reuniões, eventos sócio-culturais e esportivos com aproximação das famílias junto à escola/universidade; Elaborar documentários, registros escritos e falados, e, diversos outros tipos de materiais didáticos a serem catalogados e disponibilizados em um acervo pedagógico da universidade. As Ações Previstas aos licenciandos visam: participação nas reuniões de planejamento, avaliação e ações do Subprojeto; Observação e registro de projetos pedagógicos, em desenvolvimento na escola; Estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), relativos à área de Educação Física; Planejamento, divulgação, implementação e avaliação com oficinas à comunidade escolar, que articulem à formação dos licenciandos com os licenciados da escola; Elaboração de registros e anotações, a partir da observação de situações vivenciadas nas disciplinas, oficinas e cursos relativos ao Subprojeto; Elaboração do Plano de Trabalho; Participação em eventos científicos na autoria de publicações de experiências adquiridas no PIBID. Os Resultados Pretendidos são: Melhoria do desempenho acadêmico dos bolsistas; Contribuição para o crescimento no IDEB da escola; Publicação de artigo; Incentivo a formação de professores para a educação básica, contribuindo para elevação da qualidade da escola pública; Valorização do magistério, incentivando os estudantes optantes pela carreira docente. Como atividade de intervenção, as aulas de Xadrez serão ministradas aos alunos do 1º ao 9º ano, onde os bolsistas participarão de demais ações multidisciplinares da escola que ocorrerão nas ações didáticas vivenciadas nas praticas pedagógicas da educação física e atividades psicomotoras envolvidas na 1ª fase do ensino fundamental articulando a interdisciplinaridade entre o bolsista de educação física e pedagogos da unidade escolar, não limitando-se apenas ao ensino do xadrez, implementando sua atividade funcional também nos eventos escolares previstos no Projeto Político Pedagógico.PALAVRAS-CHAVE: PIBID. Xadrez. Educação Física Escolar.
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Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS DA SAÚDE