ANÁLISE DO PERFIL DOS PROFESSORES E ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL VIRGINIO SANTILLO.

Autores

  • Ana Cláudia Veríssimo Machado Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
  • Emília Rosa da Silva Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
  • Jenifer Ribeiro da Silva Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
  • Lorena Vanessa Lima Souza de Morais Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
  • Leuzirene Pereira da Silva Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
  • Rosalina Maria Leite Lima Nascimento Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
  • Divânia Oliveira Antunes Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO

Palavras-chave:

Experiências. Matemática. Realidade sociocultural.

Resumo

Este  trabalho  foi  formulado  com  o  objetivo  de  conhecer  a  realidade  da  escola  campo  onde seriam  realizadas  as  atividades  do  PIBID.  Para  tanto  foi  feito  pesquisa  qualitativa  e quantitativa com aplicação de questionários para alunos do oitavo e nono ano e professores do Colégio Estadual Virgílio Santillo envolvidos no projeto. Os alunos entrevistados frequentam o turno vespertino e os professores selecionados foram somente os que ministram adisciplina de matemática.   A escola campo está localizada no Bairro Maracanã, próxima a região central da  cidade  de Anápolis.  Ao  analisar  os  questionários  dos  alunos  e  professores  foi  possível perceber que muitas respostas que foram colocadas condizem com a realidade,  isso mostra a confiabilidade  do  estudo  realizado.    A  importância  de  conhecer  esses  fatos  reside  na possibilidade de propor a partir dos mesmos, atividades que  sejam de  fato  relevantes para a comunidade escolar. A partir dessa análise foram pensadas atividades que atendessem não só aos anseios dos alunos, mas também dos professores e grupo gestor da escola. Em relação  a pesquisa  dos  alunos  foram realizadas  oito  perguntas  com  132  alunos  e  com  os  professores onze perguntas aos 23 professores. Notamos na análise desta pesquisa, que os pais preocupam se   bastante com  a  aprendizagem dos  filhos, pois os alunos responderam que 97% dos pais preocupam-se  com    a  sua  aprendizagem  . A  frequência  com  que  estudam  em  casa  é  algo muito preocupante para pais, professores e o governos e sociedades, neste colégio 41 % dos alunos dizem que nunca estuda em casa, e só  5% estudam mais de quatro vezes por dia, isso nos  levam a pensar que o  índice de reprovação pode  ter alguma  influencia, devido a falta de interesse   por parte dos alunos. Ao analisarmos os questionários podemos perceber que uma grande parte dos professores se  tornaram docentes por vocação, gosto pela profissão, porém estão  sentindo  desanimo,  falta  de  estimulo,  alguns  preferem  nem  utilizar  materiais pedagógicos  somente  o  quadro  e  o  giz,  estão  buscando  outras  formações  com  intuito  de abandonar a profissão, relatam a falta de incentivo financeiro, valorização profissional, acham que o sistema educacional não oferece condições para o desempenho de um bom trabalho e os alunos têm excesso de direitos o que aumenta a indisciplina e eles perdem a autoridade dentro da  sala  de  aula.  E  por  este motivo  será  que  os  alunos  se  desestimulam devido  a  falta  de estimulo por parte dos professores.

PALAVRAS-CHAVE: Experiências.  Matemática. Realidade sociocultural.

Biografia do Autor

  • Ana Cláudia Veríssimo Machado, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
    Acadêmica do curso de licenciatura em matemática, bolsista do PIBID, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e  Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
  • Emília Rosa da Silva, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
    Acadêmica do curso de licenciatura em matemática, bolsista do PIBID, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e  Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
  • Jenifer Ribeiro da Silva, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
    Acadêmica do curso de licenciatura em matemática, bolsista do PIBID, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e  Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
  • Lorena Vanessa Lima Souza de Morais, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
    Acadêmica do curso de licenciatura em matemática, bolsista do PIBID, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e  Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
  • Leuzirene Pereira da Silva, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
    Acadêmica do curso de licenciatura em matemática, bolsista do PIBID, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e  Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
  • Rosalina Maria Leite Lima Nascimento, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
    Mestre em gestão, pesquisa e tecnologia, PUC-Goías, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e  Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO.
  • Divânia Oliveira Antunes, Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO
    Licenciada em matemática, especialista em matemática. Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológica (UnUCET), Anápolis –GO.

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Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA