A REALIDADE DO PROJETO PIBID-MATEMÁTICA NO COLÉGIO ESTADUAL DE APLICAÇÃO PROFESSOR MANUEL CAIADO, GOIÁS-GO
Palavras-chave:
Aprendizagem. Ensino. Matemática.Resumo
A presente proposta tem por objetivo mostrar a realidade de intervenção do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID) do Colégio Estadual de Aplicação Professor Manoel Caiado, situado na zona urbana da Cidade de Goiás. As atividades iniciaram desde março de 2014, com a projeção de 4 anos. Esta instituição de ensino possui uma das mais baixas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), 4,8 o que motivou a escolha da mesma para aplicação do projeto. Da forma geral atuamos em duas perspectivas: melhorar a aprendizagem dos alunos da educação básica e fomentar o exercício da docência na formação de professores. O colégio oferece ensino fundamental e médio com cerca de 416 alunos. Traz no Projeto Politico Pedagógico (PPP) a visão oferecer uma educação dinâmica que possibilite a formação de cidadãos críticos, produtivos, construtivos que cada vez mais desperte para os valores humanos e ao mesmo tempo incentivar os alunos a batalharem por seus objetivos, de ser um cidadão sábio e com uma excelente bagagem de valores. A base metodológica inserida é a pesquisa-ação em Thiollent (1996) ao concebe-la como uma pesquisa social, que se baseia na cooperação de indivíduos de um mesmo ambiente social, para a resolução de um problema coletivo.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Ensino. Matemática.