A REALIDADE DO PROJETO PIBID-MATEMÁTICA NO COLÉGIO ESTADUAL DE APLICAÇÃO PROFESSOR MANUEL CAIADO, GOIÁS-GO

Autores

  • André Luíz Braga de Souza Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Bruna Iraídes Rodrigues Moreira Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Santiago Saymon Candido de Sousa Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Vanessa Borges de Oliveira Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Walesca Myrelly Thomé Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Raul Fonseca Barbosa Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Rodrigo Bastos Daúde Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO

Palavras-chave:

Aprendizagem. Ensino. Matemática.

Resumo

A presente   proposta   tem  por   objetivo  mostrar   a   realidade   de   intervenção   do   Programa Institucional  de Bolsa e  Iniciação à Docência  (PIBID)  do Colégio Estadual  de Aplicação Professor Manoel Caiado, situado na zona urbana da Cidade de Goiás. As atividades iniciaram desde março de 2014, com a projeção de 4 anos. Esta instituição de ensino possui uma das mais  baixas  notas  do  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica  (IDEB),  4,8 o que motivou a escolha da mesma para aplicação do projeto.  Da forma geral  atuamos em duas perspectivas: melhorar a aprendizagem dos alunos da educação básica e fomentar o exercício da docência na formação de professores. O colégio oferece ensino fundamental e médio com cerca   de  416  alunos.  Traz   no   Projeto   Politico   Pedagógico   (PPP)   a   visão   oferecer   uma educação dinâmica que possibilite a formação de cidadãos críticos, produtivos, construtivos que cada vez mais desperte para os valores humanos e ao mesmo tempo incentivar os alunos a batalharem por seus objetivos,  de ser um cidadão sábio e com uma excelente bagagem de valores. A base metodológica inserida é a pesquisa-ação em Thiollent (1996) ao concebe-la como uma pesquisa social, que se baseia na cooperação de indivíduos de um mesmo ambiente social, para a resolução de um problema coletivo.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Ensino. Matemática.

Biografia do Autor

  • André Luíz Braga de Souza, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência PIBID Matemática/Goiás. Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Bruna Iraídes Rodrigues Moreira, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência PIBID Matemática/Goiás. Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Santiago Saymon Candido de Sousa, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência PIBID Matemática/Goiás. Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Vanessa Borges de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência PIBID Matemática/Goiás. Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Walesca Myrelly Thomé, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
    Graduação, Bolsistas de Iniciação à Docência PIBID Matemática/Goiás. Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
  • Raul Fonseca Barbosa, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
    Docente-Supervisor do Colégio Estadual de Aplicação Professor Manoel Caiado, Goiás-GO
  • Rodrigo Bastos Daúde, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO
    Docente - Coordenador de área do Subprojeto PIBID-Matemática/Goiás. Universidade Estadual de Goiás, Campus de Goiás-GO

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Seção

Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA