A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

Autores

  • Maria Marta da Silva Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
  • Angélica Paula Costa Santos Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
  • Charles Custódio da Silva Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
  • Érika Lúcia Ferreira de Jesus Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
  • Jadson Chagas da Silva Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
  • Sarah Cristina Maria da Silva Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
  • Sarah Letícia Silva Machado Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
  • Vanessa Rosa Rodrigues Andrade Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis

Palavras-chave:

Aprendizagem da docência. Aprendizagem da matemática escolar. Organização do ensino.

Resumo

Subprojeto PIBID de Matemática da UEG-Campus de Quirinópolis  tem entre seus objetivos discutir as possibilidades de uma aprendizagem da docência que  se  realiza concomitante ao  ensino de matemática da\na educação básica. Como  lastro  teórico  temos os pressupostos da Teoria Histórico Cultural de Vigotski, além da Teoria da Atividade (Leontiev) e a Teoria do Ensino  Desenvolvimental  (Davidov).    Conexa  a  esse  embasamento  teórico  discutimos  em nosso  Subprojeto  as  potencialidades  do  conceito  de  Moura  (1996)  para  a  Atividade Orientadora de Ensino (AOE) que, ao ser planejada e desenvolvida a partir dos elementos da Atividade,  possibilita  o  desenvolvimento  de necessidades  nos  sujeitos  envolvidos. Considerando  que  a  atividade  do  sujeito  é  desencadeada  a  partir  de  uma  necessidade,  em nosso  caso  da  atividade  de  aprendizagem  da  matemática,  salientamos  que  o  desafio do professor  é  criar  situações  que  gerem  no  estudante  a  necessidade  de  aprender  os  conceitos matemáticos, não como estruturas  fixas e acabadas, mas como construção humana ao  longo de  sua  história.  Com  base  nestes referenciais  teórico-metodológicos  e  com  a  preocupação voltada à aprendizagem da docência e da matemática escolar, planejamos e desenvolvemos ao longo  de  nossas  ações  os  CAEPI  (Conjunto  de  Atividades  de  Ensino Planejadas Intencionalmente).  Esses  CAEPI  são  desenvolvidos  em  nossa  escola-parceira:  Escola Municipal  Professora  Zelsani,    com  alunos  do  6º  ao  9º  ano  do  Ensino  Fundamental (aproximadamente  250  alunos).  Tais CAEPI  são  estruturados  teórico  e metodologicamente nas AOE e, portanto, possuem a seguinte disposição: primeiramente construímos uma síntese histórica do conceito matemático a ser ensinado, o objetivo dessa etapa é que os bolsistas e depois os alunos contemplem a gênese do conceito, ou seja, a sua essência, compreendendo qual necessidade levou a humanidade à  sua construção, percebendo a sua constituição em seu próprio movimento  lógico- histórico. A  etapa  subsequente  é  a  situação  desencadeadora  de ensino,  onde  criamos  situações  semelhantes  as  quais  nossa  espécie  se  deparou  para  que pudessem criar tal conceito matemático. Essa etapa pode ter como recurso metodológico uma história virtual, jogos ou situações-problema. Na última fase do CAEPI, nos deparamos com a síntese  coletiva,  momento  este  que  devemos  intencionalmente  mediar  os  alunos  a encontrarem assoluções   tidas como “matematicamente corretas”. Dentre outros aspectos, é possível  perceber  que  o  compartilhamento  das  ações  é  importante  para  que  o  processo desencadeado  viabilizasse  a  aprendizagem  conceitual  entre  os pibidianos  e  os  alunos  da escola. Destacamos, ainda, a  importância que as situações de ensino sejam  intencionalmente organizadas  pelo  professor  para  se  constituírem  como  problemas  de  aprendizagem, permitindo a organização de um modo geral de ações, promovendo a apropriação de conceitos matemáticos pelos sujeitos envolvidos no Subprojeto.

PALAVRAS-CHAVE:  Aprendizagem  da  docência. Aprendizagem  da matemática  escolar. Organização do ensino.

Biografia do Autor

  • Maria Marta da Silva, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
    Coordenadora  de  Área  do  Subprojeto  PIBID  de  Matemática  da  UEG, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
  • Angélica Paula Costa Santos, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
    Bolsista do Subprojeto PIBID de Matemática, UEG-Campus de Quirinópolis
  • Charles Custódio da Silva, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
    Bolsista do Subprojeto PIBID de Matemática, UEG-Campus de Quirinópolis
  • Érika Lúcia Ferreira de Jesus, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
    Bolsista do Subprojeto PIBID de Matemática, UEG-Campus de Quirinópolis
  • Jadson Chagas da Silva, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
    Bolsista do Subprojeto PIBID de Matemática, UEG-Campus de Quirinópolis
  • Sarah Cristina Maria da Silva, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
    Bolsista do Subprojeto PIBID de Matemática, UEG-Campus de Quirinópolis
  • Sarah Letícia Silva Machado, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
    Bolsista do Subprojeto PIBID de Matemática, UEG-Campus de Quirinópolis
  • Vanessa Rosa Rodrigues Andrade, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis
    Bolsista do Subprojeto PIBID de Matemática, UEG-Campus de Quirinópolis

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Pró-Reitoria de Graduação - PAINEL - PRÓ-LICENCIATURA - CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA